Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Viaduto da Tabuleta deve ficar pronto até fim do ano em Teresina

O elevado está com 70% das obras executadas, porém, impasses nas etapas de remanejamento da rede elétrica ameaçam a meta de conclusão estimada. O viaduto vai interligar as Avenidas Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho

Compartilhe

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul afirmou na segunda-feira (21) que o viaduto da Tabuleta, na zona Sul da capital, deve ficar pronto até o fim deste ano.  O elevado está com 70% das obras executadas, porém, impasses nas etapas de remanejamento da rede elétrica ameaçam a meta de conclusão estimada. O viaduto vai interligar as Avenidas Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho.

Obras do viaduto foram retomadas em Teresina - Foto: Divulgação

As obras foram paralisadas em abril, devido o decreto municipal que obrigava a interrupção das atividades para o controle da pandemia. Embora o setor de construção civil tenha sido autorizado a retomar os serviços em julho, as obras do viaduto seguem paradas. O projeto é muito aguardado pela população, pois deve diminuir acidentes e proporcionar a almejada celeridade no trânsito da zona Sul.

De acordo com o superintendente executivo da SDU Sul, Paulo Roberto, a empresa responsável pela construção está aguardando o desligamento de energia pela concessionária Equatorial Energia Piauí, que deve concluir o remanejamento de postes da área para que o eixo central do viaduto seja finalizado.

"A empresa Equatorial solicitou um prazo de até sexta-feira (25) para apresentar um cronograma de desligamento da rede de alta tensão. Devemos programar os desligamentos.  Antes da pandemia, já havia sido feito cerca de 50% do remanejamento", disse o Superintendente.

A previsão é que toda essa etapa leve cerca 60 dias. O remanejamento requer uma preparação eficiente e exige que a população residente na área seja notificada com antecedência em relação à data em que vai ser feita a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Em nota, a Equatorial Energia Piauí informou que trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina para a finalização da obra do elevado da Tabuleta e que já realizou vários cronogramas de intervenções na rede elétrica, necessárias ao andamento da obra de alta complexidade.

Porém, em função da pandemia e "decisões alheias à responsabilidade da distribuidora", a execução dos serviços foi suspensa.

A empresa ressalta que aguarda encaminhamentos e entendimentos relacionados à empresa responsável pelos serviços, para "a adoção da principal ação sob sua responsabilidade, o planejamento e acompanhamento dos desligamentos necessários à execução da obra, com o menor impacto possível ao fornecimento de energia elétrica aos seus consumidores", diz a nota.

Entrega de obra está atrasada

O investimento na construção do viaduto é de R$ 23 milhões, recursos do Governo Federal, através do Pacto pela Mobilidade, com a contrapartida da Prefeitura de Teresina. A previsão inicial era de que a obra fosse entregue no ano passado. Depois disso, o prazo foi estendido para fevereiro de 2020 e adiado mais uma vez.

O viaduto da Tabuleta vai dar acesso à Avenida Henry Wall de Carvalho sem interrupção de tráfego. Em sua parte inferior, haverá uma rotatória para quem tiver como destino a BR-316. Esse trecho foi discutido com a população assim que as obras tiveram início, em 2018.

Comerciantes do entorno do viaduto exigiram adequações para que a entrada de clientes nos estabelecimentos não fosse prejudicada. A rotatória foi a solução que agradou ambas as partes. Além da construção do elevado, o investimento contempla intervenções de drenagem e sinalização da via.




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar