Vice-governadora participa da abertura de curso sobre Gênero no PI

O curso, inédito no Brasil, tem palestra de professores de SP e Rio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) promove o curso Direito e Gênero: a perspectiva das ciências criminais. A vice-governadora, Margarete Coelho, participou, nesta terça-feira (23), da abertura do evento, ao lado do secretário de Segurança, Fábio Abreu; do delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista e da diretora de Gestão Interna da SSP, delegada Eugênia Villa. O treinamento acontece até a próxima sexta (26), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O curso tem enfoque em uma formação jurídica de viés técnico e trata temas como estupro, feminicídio, violência doméstica e virtual, e será ministrado pela professora e palestrante Ana Lúcia Sabadell; Lívia Meire Lima Paiva, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Dimitri Dimoulis da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, pós-doutor pela Universidade Saarland (Alemanha).

A palestrante Ana Lúcia Sabadell revela que a iniciativa ajuda a sensibilizar os agentes de polícia.

“Esta iniciativa do Piauí, de formação de gênero para os policiais, é inédita no Brasile o objetivo do curso é sensibilizar os operadores que trabalham na área da polícia e educá-los sobre a questão do machismo, as implicações culturais, os elementos importantes para a definição do feminicídio. Vamos fazer essa sensibilização com base na antropologia, psicologia e filosofia sobre o que significa o machismo nas nossas vidas, na nossa cultura”, informou.

Presente na abertura do curso, a vice-governadora Margarete Coelho destaca a importância de se conhecer as formas de violência e as ações do estado nas políticas públicas. 

“É um treinamento para os agentes da nossa segurança pública, delegados de polícia, delegadas de feminicídio, todos os profissionais que atuam contra a violência à mulher. Um curso para que esses profissionais conheçam a violência de gênero, o feminicídio e consigam identificá-lo. O Piauí tem trabalhado estratégias adotadas e reconhecidas para as mulheres e a sociedade e temos que estar preparados para reagir”, pontuou.

A diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública, delegada Eugênia Villa esclarece que o Piauí avançou muito com a criação do Núcleo Investigativo do Feminicídio.

“Somos pesquisadores de violência há anos no Piauí e, com isso, criamos dois núcleos pioneiros no Brasil. Nesse sentido, queremos dotar as delegadas e nossos agentes de conhecimento para que contextualizem as ações. E, agora, nosso maior objetivo é trabalhar em rede. Vamos conseguir nos integrar através do Plano Estadual de Segurança que será lançado em breve", adianta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES