Vice-governadora participa da Festa do Divino em Valença

O Espírito Santo é representado no símbolo de pomba

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Dia de Pentecostes  acontece a tradicional Festa do Divino Espírito Santo no município de Valença, localizado a 217 km de Teresina. Como todos os anos, a  vice-governadora do Piauí Margarete Coelho seguiu, no domingo (15), em procissão com famílias, amigos  e autoridades locais rumo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó e Conceição.

Nas cores branca e vermelha a Procissão do Divino  foi conduzida pelo Imperador e  sua Corte, que ao lado da comunidade caminharam e carregaram os símbolos da festa , entre eles bandeira e a pomba do Divino. O cortejo deu início a Festa do Divino intitulada esse ano como  “A missão do Espírito Santo é trazer harmonia e criar a paz” , onde estiveram desde crianças a adultos devotos em comunhão pelas ruas do Centro da cidade.

Para a vice-governadora, a  Festa do Divino é uma das mais lindas e importantes do calendário religioso. “Venho todos os anos e sempre me sinto bem acolhida pelas famílias e amigos. É um momento de encontro e confraternização, onde as orações ficam mais fortes. Recebemos os dons do Espirito Santo e os frutos da fé e da paz como forma de renovação ”, disse.

Na chegada do cortejo à Igreja Matriz, a emoção tomou conta da pequena Isabela Fernanda, de 8 anos, com os olhos marejados e a voz trêmula ela  não segurou a emoção ao final da passagem do cortejo em direção ao altar e desabafou, que seu choro era de saudade e  ao ver a pomba do Divino Espírito Santo lembrou de sua avó (in memoriam) , que era devota da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. “ Participo desde pequenina dessa festa. E hoje, chorei de tanta saudade que senti da minha avó que faleceu há dois anos. Só lembrei dela quando vi a chegada da procissão”, contou.

O Espírito Santo é representado no símbolo de pomba.  A Igreja celebra a festa de Pentecostes com os paramentos vermelhos, símbolo e sinal do amor  com que Deus nos ama e do "fogo" que aquece, ilumina e abrasa os corações dos discípulos de Jesus.  A presença de Deus  em cada cristão foi destacada pelo padre Francimilson Gonçalves durante a celebração eucarística.  “Somos todos nós batizados e consagrados no Espírito Santo.  Na confirmação todos os cristãos receberam a força e os dons do Espírito. Então, ninguém na ação da Santíssima Trindade deixou de ser atingido pela força de Deus que é o Espírito Santo. Todos nós temos em nossas vidas e em nossos corações essa força do dons”, enfatizou.

Além disso,  o sacerdote pontuou que o maior tesouro carregado pelos cristãos estão relacionados à plenitude da ação do Espírito Santo dentro dos corações dos fieis que é  representada em forma dos setes dons: Entendimento, Ciência, Sabedoria, Conselho, Piedade, Fortaleza, Temor de Deus. “Nós devemos agir sempre impulsionados, iluminados e inspirados pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade” , finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES