Vídeo feito por pacientes de hospital traz reflexão sobre a vida

O projeto acontece todo ano e, para cada vídeo, um tema é escolhido

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 4 anos, durante uma viagem aos Estados Unidos, Hermes Ribeiro, cujo irmão é médico no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, conheceu o vídeo do Seattle Children Hospital, onde pacientes cantam a música Stronger, da cantora Kelly Clarckson.

Voltando ao Brasil, Hermes levou o projeto para seu irmão, que por sua vez o apresentou ao hospital. A ideia de uma versão brasileira agradou a todos, e mobilizou funcionários, pacientes e voluntários. O tema escolhido para o primeiro vídeo foi a doação de medula óssea, e a versão brasileira foi um sucesso, tendo alcançado quase 1 milhão de visualizações.

Desde então, o projeto acontece anualmente e, para cada vídeo, um tema é escolhido. Em 2013, o foco foi histórias de superação e, em 2014, a doação de sangue. Para este ano, pacientes e ex-pacientes se reuniram novamente, desta vez com o intuito de mostrar para as pessoas que elas andam reclamando demais da vida. A ideia do vídeo, paródia de BláBláBlá da Anitta, é sugerir uma maneira diferente de ver o mundo, tentando enxergar sempre o lado bom das coisas.

Escrita pelos próprios funcionários do hospital com base nos relatos que ouvem diariamente dos pacientes, a canção foi gravada pela cantora e youtuber curitibana Sofia Oliveira, e conta com frases de incentivo como “Não reclama não”, “ Para de se cobrar, cai na real”, “Seja animado assim”, “Se liga você é especial” e “Vale a pena viver”.

Segundo José Roberto Palcoski, psicólogo do hospital, este tipo de atitude ajuda não só a motivar quem o assiste, mas colabora também para a cura e enfrentamento da doença pelos pacientes e familiares. “O tratamento é formado pelo tripé família, equipe médica e autoconfiança. Se algum deles vai mal, o paciente vai mal”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES