VÍDEO! Onça parda é vista nadando próximo a barco e surpreende pescadores

A presença dessa espécie é comum na região e, portanto, tanto os agentes militares quanto o Corpo de Bombeiros não foram acionados.

A onça se aproximou dos pescadores brevemente e logo retornou para a mata. | Michel Teixeira Notícias/Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (8), uma onça-parda foi avistada atravessando o Rio Canoas em Campos Novos, localizada no Oeste de Santa Catarina. As imagens mostram o animal próximo a um barco com pescadores. A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que a presença dessa espécie é comum na região e, portanto, tanto os agentes militares quanto o Corpo de Bombeiros não foram acionados para lidar com a situação. (Vídeo abaixo)

De acordo com o tenente Flávio Andrade e Lopes, da PMA, a onça se aproximou dos pescadores brevemente e logo retornou para a mata, que é o seu habitat natural. Ele ressaltou a importância de manter uma distância segura dos animais selvagens e solicitar ajuda caso haja algum risco envolvido. Na região, a onça-parda também é conhecida como suçuarana ou leão-baio.

Sendo um carnívoro, sua alimentação consiste principalmente de animais menores encontrados no local. Lopes afirmou que esse tipo de animal tende a caçar durante a noite, o que torna mais improvável que sejam avistados por moradores. No entanto, se estiverem migrando ou desorientados, há uma maior possibilidade de serem avistados durante o dia por pessoas comuns.

VEJA!

A onça

Esses majestosos felinos, conhecidos por sua força e beleza, são nativos da região e despertam admiração e respeito por parte dos habitantes locais e turistas que têm a sorte de presenciar esses encontros privilegiados. As onças são membros da família dos felídeos e estão divididas em duas espécies principais: a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana. 

A onça-pintada é a maior espécie de felino das Américas e possui uma pelagem amarelada com manchas pretas, que se assemelham a um padrão de rosetas. Já a onça-parda tem uma coloração uniforme, geralmente cinza ou marrom, adaptando-se perfeitamente ao ambiente em que vive.

Os avistamentos de onças no Brasil ocorrem principalmente em áreas de floresta tropical, como a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica. Esses habitats oferecem condições ideais para a sobrevivência das onças, que dependem de uma grande quantidade de presas para se alimentar e de áreas amplas para se deslocar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES