Vigilância Sanitária estabelece regras para vendas de sushi em Teresina

“Foi dado um prazo de 30 dias, a contar do último dia 23 de março, para que as empresas se adequem às exigências da Vigilância Sanitária”, explicou a técnica Jeanine Seba.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Receitas orientais, especialmente sushi e sashimi, são alimentos que caíram no gosto dos teresinenses. O número de estabelecimentos que comercializam esse tipo de produto vem aumentando muito na capital. Por isso, a Vigilância Sanitária do município está adotando medidas visando a saúde dos consumidores.


Os técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estiveram reunidos com representantes de 28 restaurantes e repassaram medidas para disciplinar o comércio destes produtos, objetivando minimizar riscos para os consumidores.

"Foi dado um prazo de 30 dias, a contar do último dia 23 de março, para que as empresas se adequem às exigências da Vigilância Sanitária", explicou a técnica Jeanine Seba.

Dentre as determinações, foi exigida a implantação das Boas Práticas Para Serviço de Alimentação, atendendo a RDC 216 ANVISA e o Código Sanitário de Teresina. Devem ser usados produtos de origem animal com registro em órgão competente de fiscalização sanitária e os alimentos devem estar em barreiras de proteção que previnam sua contaminação em decorrência da proximidade ou da ação do consumidor e de outras fontes.

Também foi pedido rigor na manutenção de temperatura, que deve ser inferior a 5ºC para produtos crus ou mantidos refrigerados e acima de 60ºC para os cozidos ou do tipo hot.

"Os consumidores também podem ajudar nesta fiscalização, estando atentos às condições de higiene e manutenção dos alimentos", aconselha Jeanine Seba.

Observar se o local está limpo, se os funcionários estão com roupas limpas, unhas curtas e cabelos presos e protegidos e se as normas sanitárias estão sendo seguidas são algumas das ações que podem ser adotadas no dia a dia.

Para alimentos crus, como alguns tipos de sushi e sashimi, é recomendável que seja dada preferência aos que são preparados na hora e proceder ao consumo imediato.

Qualquer estabelecimento fora do padrão pode ser denunciado à Vigilância Sanitária. Basta entrar em contato pelos telefones 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES