Vigilância Sanitária faz balanço da fiscalização nos eventos junino

O objetivo era garantir a saúde dos consumidores desses alimentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Teresina intensificou os trabalhos durante o mês de junho, quando ocorreram diversas festividades importantes que mobilizaram a cidade. O objetivo foi garantir a saúde dos consumidores de alimentos vendidos nestes locais.

 Duas equipes de fiscais e técnicos percorreram sete grande eventos públicos e privados no último mês, como festas juninas, festejos do Poty Velho e Caminhada da Fraternidade. Foi feita a vistoria em um total de 391 vendedores de alimentos e bebidas, entre barracas e ambulantes. “Foi fiscalizado o acondicionamento de alimentos, bebidas, gelos e lixo, bem como higiene geral e validade dos produtos”, informa o gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Francisco Cesáreo.

Foram apreendidas garrafas de água mineral falsificada e produtos como feijão, massa de milho e vísceras para panelada estragada, alimentos vencidos e condimentos (maionese e ketchup) sem refrigeração adequada. Outras irregularidades observadas foram batatas armazenadas no chão e em baldes de tinta, alimentos expostos inadequadamente, ambulantes sem uniforme e isopores velhos.

Nestes casos, os comerciantes receberam orientação in loco sobre os procedimentos corretos a serem tomados. A Vigilância Sanitária realizou ainda, antes de alguns dos eventos, palestras com orientações de como proceder para a correta comercialização e exposição dos alimentos.

Dicas

Francisco Cesáreo informa que alguns cuidados devem ser seguidos pelos comerciantes de alimentos. “Manter o local limpo, organizado, com depósito de lixo em ambiente externo para os consumidores; utilizar facas de polietileno e lâmina de inox; os copos e talheres que serão servidos devem ser descartáveis e os canudos embalados individualmente; as chapas devem estar sempre limpas e os vendedores devem estar uniformizados e sem adornos pessoais”, enumera ele, frisando ainda que os consumidores também podem estar atentos a estas condições e denunciar irregularidades para a Vigilância Sanitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES