Vinícola Argentina é eleita a melhor do mundo. Top 10 surpreende, confira!

O resultado foi divulgado, nesta quarta-feira, em Rioja, na Espanha, pela Word's Best Vineyards.

Vinícola Catena Zapata | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A premiação do World's Best Vineyards anunciou na última quarta-feira, 12, em Rioja, na Espanha, que a vinícola Catena Zapata, da Argentina, conquistou o título de melhor vinícola do mundo. Fundada em 1902 e localizada em Mendoza, epicentro da produção de grandes vinhos argentinos, a Catena Zapata é reconhecida por seus vinhos com pontuações elevadas pelos críticos ao redor do mundo. É importante destacar que nenhuma vinícola brasileira está presente na lista das 50 melhores.

A Bodega Catena Zapata desempenhou um papel fundamental na projeção dos vinhos argentinos, em especial do Malbec, como estrela no panorama vitivinícola global. Ao posicionar seus vinhedos em Mendoza, aos pés dos imponentes Andes, e explorar os diversos terroirs do país, a vinícola se tornou uma força motriz na produção de vinhos na Argentina. A família Catena até fundou o Instituto Catena, dedicado a estudar cientificamente todos os aspectos dos solos, rochas e microorganismos locais, e seus efeitos nas vinhas.

As visões visionárias de Nicolás Catena Zapata e sua filha Laura resultaram na produção de alguns dos vinhos mais aclamados da Argentina, estabelecendo o icônico Vinhedo Adrianna, localizado a uma altitude impressionante de 5.000 pés acima do nível do mar, como o grand cru da América do Sul. Os magníficos Malbecs e os brilhantes Chardonnays da Catena Zapata roubam a cena em cada degustação, mas a verdadeira experiência reside em apreciá-los no local onde são produzidos, seja acompanhados por música ou em uma refeição perfeitamente harmonizada no restaurante Angelica, vinculado à vinícola.

Em segundo lugar ficou a vinícola espanhola Vinos de los Herederos del Marqués de Riscal, localizada em Rioja. Ela é conhecida por ter arquitetura futurista impressionante e também como o melhor vinhedo da Europa. Em seguida, ocupando o terceiro lugar, a chilena VIK, seguida pela Creation Wines, da África do Sul, em quarto lugar, que foi o melhor do continente africano.

A Argentina se destacou com a presença de três vinícolas no top 10. Além da Catena Zapata, a Bodegas Salentein (nona colocada), considerada o coração e a alma dos vinhos do Vale do Uco, e a El Enemigo (décima colocada), que combina tradição e inovação, também foram reconhecidas. O ranking das dez melhores vinícolas do mundo foi dominado pelo Novo Mundo, com representantes da Argentina, África do Sul e Chile. Além desses países, o Château Smith Haut Lafitte, da França, e a Schloss Johannisberg, da Alemanha, marcaram presença, representando o Velho Mundo.

O evento de divulgação da lista ocorreu na Bodegas Beronia, em Rioja Alta, e contou com a presença de convidados de todo o mundo. A marca é reconhecida como uma das vinícolas mais sustentáveis da Europa. Rioja é considerada a melhor região vinícola da Espanha.

10 melhores vinícolas do mundo

1 - Catena Zapata - Argentina

2 - Marqués de Riscal - Espanha

3 - VIK - Chile

4 - Creation Wines - África do Sul

5 - Château Smith Haut Lafitte - França

6 - Bodega Garzón - Uruguai

7 - Viña Montes - Chile

8 - Schloss Johannisberg - Alemanha

9 - Bodega Salentein - Argentina

10 - El Enemigo - Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES