Vistoria constata risco de incêndio em alojamentos de clubes

A vistoria identificou a inexistência de medidas de prevenção a incêndios, indícios de gambiarras na fiação elétrica e instalação inapropriada do gás de cozinha, entre outras situações preocupantes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alojamentos do Piauí Clube e River Atlético Clube passaram recentemente por fiscalização, onde foram constatadas irregularidades que expõem jovens jogadores ao risco de uma grande tragédia, semelhante à que aconteceu em fevereiro deste ano e que tirou a vida de 10 jovens jogadores no Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro.

A vistoria realizada pela Superintendência do Trabalho do Estado do Piauí, durante a Campanha Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho (CANPAT), identificou a inexistência de medidas de prevenção a incêndios, indícios de gambiarras na fiação elétrica e instalação inapropriada do gás de cozinha, entre outras situações preocupantes. 

“Semana passada, fizemos fiscalizações e deixamos notificações para que os dois clubes comparecessem à Superintendência esta semana com documentos para consolidarmos alguns entendimentos e entregar a nova notificação com os procedimentos que eles devam se ajustar“, relatou a auditora fiscal do Trabalho, Flávia Lopes.

A situação de alojamentos preocupa e estabelece devida atenção aos locais que abrigam jogadores. No Piauí Clube, o alojamento é o mesmo para jogadores profissionais e jogadores de base (12 jovens de 16 a 19 anos) e funciona como um revezamento entre os jogadores de base e profissionais. Na análise, foi contestada que não havia nenhuma medida de prevenção a incêndios, como extintores nos alojamentos, academia ou cozinha. Além disso, o botijão de gás de cozinha foi encontrado instalado em local inapropriado e os empregados não apresentaram registros no clube.

No River Atlético Clube, os alojamentos são separados entre os jogadores de base (12 jovens de 16 a 19 anos) e os alojamentos dos profissionais. Entre as irregularidades apresentadas, a fiação elétrica com indícios       de gambiarras, especialmente na instalação do sistema de ar condicionado, algumas janelas de quartos obstruídas por beliches, um dos dormitórios sem janela (apenas basculante); portas (sala, quartos e banheiros) quebradas, e empregados sem registro (empregados no apoio dos jogadores). Além disso, segundo trabalhadores entrevistados, a mesa térmica (self service) do refeitório está com fuga de corrente (haveria ocorrências de choque elétrico de pequena intensidade), possivelmente sem aterramento e botijão de GLP instalado em local inapropriado.

Os clubes vão receber as multas pelas irregularidades encontradas, e caso não adequem à norma especificada de segurança, o caso será encaminhado para o Ministério Público do Trabalho, explica Flávia Lopes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES