Viviane Moura faz última visita à Águas de Teresina como superintendente

A visita foi uma prestação de contas sobre os resultados positivos da parceria, como a universalização da água e a ampliação da rede de esgoto

Visita da Suparc na Águas de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Águas de Teresina recebeu a equipe da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) para apresentar o saldo positivo de um trabalho de quase 5 anos. Na oportunidade, Viviane Moura fez um balanço sobre a parceria, que começou em 2017 com a implantação da PPP de saneamento básico em Teresina. Saindo da gestão da Suparc para um desafio político, a superintende fez a última visita técnica à sede da empresa.

A visita foi uma prestação de contas sobre os resultados positivos da parceria, como a universalização da água e a ampliação da rede de esgoto. Viviane sai da Suparc para disputar uma vaga de deputada federal. 

"Quando olhamos para o ser humano como protagonista dos serviços públicos, não há como não pensar no fornecimento de água. Não tem como não pensar nas vilas, favelas e bairros que tiveram acesso efetivo à água. O que faz diferença na vida das pessoas é água na torneira. Então, em tão pouco tempo, universalizar a água de forma ininterrupta, é o meu maior legado nesse processo", considera Viviane Moura. 

Viviane Moura visitou a Águas de Teresina juntamente com a nova superintendente, Érica Feitosa | FOTO: Lucrécio Arrais

Agora fica a cargo de Érica Feitosa, a futura superintendente, seguir os passos de Viviane. "É uma missão de muito propósito continuar o legado que a Viviane Moura construiu ao longo desses anos. Vamos manter os projetos com muita responsabilidade e zelo. A Águas de Teresina transformou positivamente nossa cidade e precisamos manter esse nível de excelência, buscando ampliar o atendimento e melhorar a vida das pessoas. Nosso foco é entregar serviços com contrapartida social, seguindo a filosofia que foi construída na Suparc durante todo esse tempo", revela.

Jacy Prado avalia de forma positiva a gestão de Viviane Moura e ressalta que os índices positivos da concessionária foram possíveis a partir da equipe técnica, que contou com todo o apoio da Superintendência. "Nos anos iniciais, priorizamos a universalização da água. Agora estamos ampliando a rede de esgoto. Isso também contribui para a redução de doenças. Desde 2017, reduzimos em 70% as doenças de veiculação hídrica, como as diarreias. Além da redução de dengue e chikungunya, que reduziram em 66%", aponta.

O maior diferencial dos projetos de PPP da Suparc-PI é a contrapartida social. Além do fornecimento de água e o tratamento de esgoto da Águas de Teresina, também é desenvolvido projetos sociais com vertentes em geração de renda, saúde e educação. 

"Nós valorizamos a água como bem essencial, então trabalhamos grupos de crianças até idosos. Através do Afluentes, que é um trabalho com líderes comunitários, a gente transforma eles em nossos porta-vozes para multiplicar informações que devemos passar para a sociedade. Nossos projetos envolvem sustentabilidade, saneamento e meio ambiente. Queremos mudar a realidade da cidade a partir de parcerias. Assim levamos outros serviços, como o Águas na Praça, que descentraliza os serviços e encontrar talentos nas comunidades. Quem são os empreendedores? Quem são as pessoas talentosas? Então, assim, eles crescem junto com nossa marca", avalia Bárbara Melo, gerente de responsabilidade social da Águas de Teresina.

Uma parceria de sucesso

À frente da Suparc desde 2015, a gestão de Viviane acompanhou o processo de subconcessão da Águas de Teresina para a gestão da coleta, tratamento e distribuição de água e esgoto na zona urbana da capital, em julho de 2017. Atualmente, Teresina é a cidade do Piauí que mais avançou em saneamento, tendo aplicado mais de R$1,1 bilhão em infraestrutura para melhorar o acesso dos teresinenses aos serviços de água e esgoto.  

Além da universalização do abastecimento de água, alcançada em 2020, o índice de perdas saiu de aproximadamente 60% para 40%, devendo reduzir para 25% até 2027 – fruto dos investimentos em tecnologia realizados pela Águas de Teresina. Agora, a cidade avança na cobertura de esgotamento sanitário, com os investimentos na região do Lagoas do Norte. Até o ano 2025, a meta é alcançar 67% de cobertura e até 2033, a universalização total. 

Além dos avanços próprios do saneamento básico na capital piauiense, o apoio da Suparc contribuiu para a integração da Águas de Teresina com outras PPPs, a exemplo da realização da “1ª Oficina – Transformando sonhos em desenvolvimento”, que reuniu os representantes de todas as concessões para discutir os impactos positivos que as parcerias público-privadas geram no estado. Destaque também para a parceria entre a concessionária e o Parque Zoobotânico, que agora tem fornecimento da Águas de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES