Venda de carros: Volkswagen pode assumir liderança

Marca vai ultrapassr a americana General Motors e a japonesa Toyota.

Avalie a matéria:
Meta da Volks de liderança global consolidada até 2018 pode ser antecipada em três anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo Volkswagen -- que inclui, além da marca mãe, Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda, Scania, VW Veículos Comerciais e, ainda em processo de concretização, a Porsche -- tinha a ambiciosa meta de assumir a liderança mundial de venda de carros até o ano de 2018.

Segundo as agências de notícias "Automotive News" e "Bloomberg", porém, o conglomerado alemão pode terminar 2011 já na primeira posição, ultrapassando a americana General Motors e a japonesa Toyota, que de atual líder deve cair para o terceiro lugar.

O que vai acontecer a partir daí é uma incógnita, mas algumas fontes apontam que a marca pode antecipar seus planos de consolidação da conquista global em três anos (em 2015, portanto). A informação, baseada em cálculos de analistas de mercado da J.D.

Power e PricewaterhouseCoopers, aponta que as vendas gerais do grupo Volks devem crescer 13% em relação a 2010, somando 8,1 milhões de unidades até o final do ano. A rival GM também deve ter crescimento expressivo, por volta de 8%, chegando a 7,5 milhões de unidades e alcançando a segunda posição global, apenas um ano após se recuperar da concordata.

A Toyota, por sua vez, amargará queda de 9%, com um total de 7,2 milhões de unidades, afetada por falhas que levaram à enorme sequência de recalls em todo mundo, pelo trio terremoto/tsunami/desastre nuclear, que interrompeu a produção no Japão no começo de ano, e pelas inundações na Tailândia, que reduziram a produção do sudeste asiático mais recentemente.

A agência americana IHS Automotive, diverge e crê num cenário alternativo no qual a GM, impulsionada pela força das vendas na China, pode deixar Volks e Toyota para trás. Só para lembrar, em 2010 a Toyota vendeu 8,4 milhões de veículos, contra 7,5 milhões da GM e 7,1 milhões da Volkswagen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES