Novo, Volkswagen Tiguan mostra as suas qualidades; conheça!

Volkswagen Tiguan exibe bom comportamento para tentar aprovação nas vendas

Volkswagen Tiguan | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Carro bom nem sempre é sinônimo de boas vendas. Em sua linha, a Volkswagen tem dois exemplos claros disso: o compacto Polo e o crossover Tiguan, ambos muito atrás dos respectivos rivais. Este último teve seu modelo 2012 lançado pela Volks na última semana, e tenta trazer para os números de mercado o mesmo bom desempenho que tem quando o assunto é prazer ao dirigir.

Se não conquista pelo preço -- agora de R$ 110 mil, reajustado 8% em relação ao ano-modelo anterior e absorvendo o aumento do IPI --, o Tiguan lança mão de outros atributos. Boa dose de conforto e desempenho de acordo com sua proposta são dois pontos fortes, que se somam à tração integral, característica de série na única versão do crossover vendida no país -- além da reestilização leve, cujos traços retilíneos deixaram o modelo alinhado ao restante da atual gama Volkswagen.

O interior do Tiguan repete o bom acabamento visto nos VW mais caros. O painel utiliza materiais suaves ao toque e insertos brilhantes no centro da peça e nas molduras das saídas de ar. O desenho dos mostradores é similar aos do SUV Touareg, com iluminação branca.

O centro do painel reúne os comandos do ar-condicionado e a tela do sistema multimídia (o test-drive foi realizado com uma unidade equipada com esse opcional). Os comandos são de fácil acesso ao motorista, que conta com ajustes elétricos em seu assento e volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade.

O banco do posto de comando apoia bem o corpo em curvas. Além do motorista, os demais passageiros encontram conforto no interior do Tiguan. O espaço adequado para as pernas só não é encontrado no centro do banco traseiro: porta-copos e saída traseira de ar-condicionado praticamente inviabilizam o transporte de um terceiro passageiro ali -- característica cada vez mais comum dos novos carros, mas que é incoerente com um do porte do Tiguan. O porta-malas tem 470 litros, capacidade razoável. Porém, por ter assoalho alto, a acomodação de bagagens é dificultada.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Irmão de plataforma do Golf VI e dos Audi A3 e Q3, o Tiguan tem um rodar agradável. A suspensão proporciona um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Mesmo elogiável, durante o teste -- realizado em Minas Gerais -- foi possível notar que o sistema traseiro é um pouco mais macio do que deveria, levando o crossover a sair de traseira em curvas que apresentem desníveis no asfalto. Nada crítico: em situações mais extremas o carro sai de frente, um comportamento mais seguro.

A tração 4Motion (integral e automática) tem papel fundamental na estabilidade do Tiguan. Mesmo sem dotar o modelo de disposição para encarar um fora-de-estrada mais pesado, tanto no asfalto seco quanto em pisos de baixa aderência ela ajuda o veículo a se manter na linha. Os auxílios eletrônicos também são responsáveis por garantir a segurança na hora de dirigir. Freios ABS (antitravamento), ASR (controle de tração), EDL (bloqueio eletrônico de diferencial) e o ESP (controle de estabilidade) devem evitar que os seis airbags precisem entrar em ação.

O motor do Tiguan é o bem conhecido 2.0 TSI, que rende 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e oferece torque de 28,5 kgfm. É um bom propulsor, que tem o ânimo domado pela transmissão automática Tiptronic de seis marchas. De relações longas nas primeiras velocidades e trocas um tanto demoradas, ela pode desanimar os motoristas mais empolgados que comemoraram o fato de que todo Tiguan vendido no Brasil vem com aletas para a troca de marcha atrás do volante. Infelizmente, o câmbio DSG, de dupla embreagem, não está disponível no Tiguan vendido aqui.

Com essa combinação de características, o crossover da Volks se destaca mais pelo comportamento em curvas do que pela capacidade de acelerar. Elas são contornadas sem problemas, com rolagem mínima da carroceria, o que passa confiança ao motorista. Ao mesmo tempo, os passageiros são poupados de boa parte dos solavancos típicos do asfalto brasileiro. O Tiguan também foi experimentado num trecho de terra batida, no qual a suspensão mais uma vez provou seu bom acerto. Provocado, o carro seguiu plenamente as vontades do motorista, sendo facilmente controlável e não "quicando" em demasia ao passar por ondulações.

Se para quem se propõe a conhecê-lo mais intimamente, falta justamente despertar essa curiosidade no consumidor brasileiro. O aumento de preço não ajuda nisso, mas a reforma estética e o comportamento exemplar são bons argumentos para convencer o interessado num crossover compacto a dar uma olhada para este carro alemão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES