Vulcão que matou 25 mil pessoas em 1985 entra em atividade na Colômbia

Serviço geológico do país registrou fratura de rochas dentro do vulcão Nevado del Ruiz e elevou para laranja o alerta por erupção.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Autoridades colombianas elevaram o nível de alerta do mortal vulcão Nevado del Ruiz, que voltou à atividade. Eles preveem uma possível erupção nos próximos dias ou semanas. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu que as prefeituras da região do vulcão, ativem protocolos. 

"Temos um alerta laranja devido à mudança na sismologia do vulcão Ruiz. Os prefeitos devem preparar os protocolos para esse estado de alerta", anunciou o presidente do país, Gustavo Petro, em uma mensagem no Twitter.

Vulcão que matou 25 mil pessoas em 1985 entra em atividade na Colômbia | Foto: John Vizcaino/ Reuters O Serviço Geológico Colombiano notou na semana passada fratura de rochas no local. A partir disso, os especialistas constataram o aumento da atividade sísmica e elevaram o alerta para laranja.

O Nevado del Ruiz é um estratovulcão - ou seja, é formado de fluxos de lava e cinzas a partir da acumulação durante erupções.

Exemplos famosos de erupções catastróficas de estratovulcões incluem Krakatoa, na Indonésia, que explodiu em 1883, e o Vesúvio, na Itália, que destruiu as cidades romanas de Pompéia e Herculano em 79 DC.

O maior desastre natural da Colômbia ocorreu em 1985, quando o Nevado del Ruiz entrou em erupção, derretendo gelo e neve que resultou em fluxos de água e fragmentos de rocha, matando mais de 25.000 pessoas.

Foi o quarto maior número de mortos em uma erupção já registrado no mundo, de acordo com o Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution dos Estados Unidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES