Vulcão Ubinas, no Peru, lança cinzas e obriga remoção de moradores

Vulcão, que é um dos mais ativos do país, fica na região de Moquegua, no sul peruano.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezenas de comunidades campesinas de sete distritos foram atingidas pelas cinzas expelidas pelo vulcão Ubinas, o mais ativo do Peru, de acordo com o jornal “El Comércio”.

Na sexta-feira (19), as autoridades peruanas determinaram a retirada de centenas de pessoas que moram próximas ao vulcão localizado na região de Moquegua, no sul do país, após explosões e emissões de fuligem.

Ainda de acordo com jornal, moradores de Chucuito, Puno y El Collao, na região de Puno, estão sofrendo com a falta de máscaras.

O Ministério da Educação disse que em cidades próximas ao vulcão, que está cerca de 1.200 km ao sul de Lima, as aulas foram suspensas e pessoas receberam máscaras e óculos para proteção contra as cinzas e gases do vulcão.

O sul do Peru, área onde há importantes áreas de mineração, abriga uma dúzia de vulcões ativos.

O país também está no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico”, área com alta incidência de terremotos e atividade vulcânica.

No Brasil, aeronáutica alertou pilotos

A Força Aérea Brasileira informou em nota que tem informou aos pilotos que há deslocamento de cinzas vulcânicas para o país.

"Não houve necessidade de fechamento do espaço aéreo, mas seguimos monitorando o avanço por meio dos Centros Meteorológicos de Vigilância (CMV) e coletando informações repassadas pelos pilotos", de acordo com o setor de comunicação da aeronáutica.

No momento, a área atingida está localizada em parte dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES