VW Play: Central multimídia fará você esquecer do seu smartphone

Para usar os aplicativos, é preciso conectar o VW Play à internet do smartphone.

VW Play: Central multimídia fará você esquecer do seu smartphone | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desenvolvida no Brasil, a central multimídia VW Play, que estreou no Nivus e agora também está no T-Cross, foi criada para ser uma espécie de smartphone a bordo. Mas por que usar o recurso, em vez do próprio smartphone? 

A central multimídia tem muitas vantagens. Mas, antes de listar as razões para, a bordo, trocar o smartphone pela VW Play, vou contar o que esse dispositivo oferece.

Sensível ao toque, a tela da central multimídia tem interface bem parecida com as dos smartphones, embora seja horizontal. Arrastando o dedo pela tela, o motorista visualiza, em três "páginas", todos os recursos que ela oferece. 

VW Play, central multimídia do Nivus

Porém, do lado esquerdo, também há entradas diretas para mídia, telefone e para a página de aplicativos nativos, entre outras funções. Os apps, aliás, são grande destaque da VW Play.

A montadora colocou na lista muitos aplicativos que estão diretamente relacionados aos carros. O destaque é o Waze, que na versão da VW Play tem usabilidade idêntica à do smarphone - inclusive no teclado. 

Outro app útil patra quem está dirigindo é o Estapar - Zona Azul. Por meio dele, é possível encontrar uma vaga de estacionamento em zona azul e fazer o pagamento pelo próprio aplicativo.

Outro recurso interessante é o app da Porto Seguro, para que clientes da seguradora possam acionar socorro. Já o "Meu Volkswagen" é um manual digital do carro. Por meio de comandos de voz, o motorista obtém diversas informações sobre o veículo.

Por que usar o VW Play no lugar do smartphone?

Esta foi a pergunta que fiz na primeira vez em que testei o Nivus. Parecia mais fácil recorrer a meu próprio telefone. Porém, na última avaliação com o carro, usei durante um mês a versão topo de linha, Highline. 

Com isso, fui me acostumando ao VW Play, e percebendo que essa central (que também está disponível na opção de entrada, Comfortline) pode ser uma grande aliada no dia a dia. É fácil de usar, com teclado digital igual ao da maioria dos smartphones.

Usar o Waze é bem mais vantajoso com o VW Play. Como a tela é maior, dá para visualizar melhor o mapa. Além disso, não há preocupação com o transporte de suportes ou ventosas para apoiar o smartphone. 

Mas o melhor mesmo é poupar a bateria. O Waze é um app que consome bastante a energia do aparelho móvel. Além disso, é um recurso pesado. Com o aplicativo nativo no carro, é só desinstalar o Waze do telefone.

O mesmo vale para os apps Porto Seguro e Estapar. O VW Play vem ainda com um aplicativo que reúne audio books e podcasts. Esses recursos ajudam bastante a passar o tempo em viagens e no trânsito das grandes cidades.

Para que os apps que têm função de compra (como Audio Books e Estapar) não possam ser usados por outras pessoas, a VW Play traz o modo valet, que só pode ser desabilitado por meio de uma senha. A central tem ainda capacidade de 10 Giga para armazenamento de músicas, vídeos e podcasts. 

Só faltou em carros tão conectados: nem Nivus nem T-Cross têm carregador de celular por indução (sem fio), que livra o motorista de ter de levar sua própria fonte para fazer a recarga. Nos dois carros, há apenas entradas USB para esse fim.

Para usar os aplicativos, é preciso conectar o VW Play à internet do smartphone.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES