W. Dias assina contrato de EU$ 200 mi com Agência Francesa

Além deste investimento, a AFD anunciou um financiamento de EU$ 60 milhões para PPP de saneamento de Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou, nesta terça-feira (19), com a direção da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), um pré-contrato de EU$ 200 milhões para área socioambiental e geração de renda. A ação faz parte do segundo dia da missão na Europa onde, em Paris, os governadores do nordeste discutiram com a agência o financiamento de projetos para o desenvolvimento sustentável da região.

Além deste investimento, a AFD anunciou um financiamento de EU$ 60 milhões para PPP de saneamento de Teresina, neste caso a empresa Aegea/Águas de Teresina, e também o projeto Cidade Inteligentes, com a Prefeitura de Teresina. “Aqui reforcei a importância de aprovação pelo Comitê Financeiro da AFD”, destacou o governador.

No encontro com a diretoria-geral da AFD também foi tratado sobre linhas de crédito para investimentos principalmente nas áreas de sustentabilidade e agricultura familiar. De acordo com o governador, o Estado reforça as preocupações com as mudanças climáticas e destaca como os princípios da agência francesa, os de valorização dos ativos florestais e recuperação das matas ciliares e áreas degradadas, são consonantes com as perspectivas do Piauí.

“É fundamental a valorização da produção da agricultura familiar com investimentos na produção sustentável e na recuperação ambiental. Este acordo com a AFD é uma oportunidade de construção de um novo modelo de desenvolvimento que é a diversificação da produção e a recuperação ambiental como temas centrais das ações a serem implementadas. Negociamos o pré-contrato para que 20% sejam de Fundos da Europa, não reembolsável, ou EU$ 40 milhões e os EU$ 160 milhões como empréstimo”, explicou Wellington, acrescentando que a AFD colocou sua agência no Brasil à disposição dos estados do nordeste, trabalhando a partir de suas necessidades e limitações, de modo a encontrar saídas para apoiar os estados dentro das especificidades de cada um.

Governador assina contrato com Agência Francesa

 

Durante o evento, o modelo aplicado no Piauí foi elogiado pelo ministro de Relações Internacionais da França, Jean Le Drian, e pela Ministra da Ecologia e Solidariedade da França, Brune Poirson. “É possível França e Brasil e, assim com os estados, fazerem parcerias como esta em que fundos da área ambiental entrem como complemento de operações de crédito”, destacou Brune.

A superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Rejane Tavares, que também participa da missão na Europa, ressalta que o acordo é para investimentos em ações alinhadas com processos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e que permitam a construção de consciência de preservação e respeito ao ser humano e a natureza. “A AFD é uma agência que atua dentro dos limites da sustentabilidade e busca apoiar os estados com financiamentos inovadores, que não os levem a um endividamento, mas sim à formatação de saídas para os problemas sociais e ambientais dos países de modo que se elabore um roteiro de desenvolvimento que sirva de exemplo para outras regiões como a África”, destaca a gestora.

Presente no Brasil desde 2007, a AFD financia e acompanha projetos que melhoram a vida da população, com foco na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos resultados do Acordo de Paris. As equipes da AFD trabalham em iniciativas em 115 países. No Brasil, a agência atua em 40 projetos, com 1,9 bilhão de euros já investido.

 

Governador assina contrato com Agência Francesa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES