W.Dias conversa com cientistas sobre Brigada Emergencial e Covid-19

Nesta segunda-feira (4), o governador Wellington Dias esteve em conversa, por meio de videoconferência, com o médico, cientista e coordenador do Comitê […]

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (4), o governador Wellington Dias esteve em conversa, por meio de videoconferência, com o médico, cientista e coordenador do Comitê Científico do Nordeste, Miguel Nicolelis, e o médico infectologista e coordenador do Comitê de Organização Emergencial do Piauí, José Noronha. Na ocasião, foram discutidas a situação do Piauí frente à Covid-19 e medidas para evitar a propagação do vírus.

Uma das pautas foi a criação da Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste (Brigada SUS/NE), formalizada pelo Consórcio do Nordeste na última quarta-feira (28). O grupo será composto por profissionais de saúde, estudantes de graduação, médicos brasileiros formados no exterior e voluntários que atuarão na promoção, prevenção e assistência à saúde da população afetada pela pandemia. O objetivo é assegurar a efetiva resposta à situação de emergência em saúde pública declarada.

Segundo Miguel Nicolelis, serão cerca de 15 mil médicos que poderão ajudar o país, de imediato, nessa pandemia. “Quando colocarmos à disposição da Brigada Emergencial o aplicativo Monitora Covid-19, com os dados das suspeitas por região, com dados de malha viária e com o oxímetro de pulso, as equipes vão poder agir nas sub-regiões chaves, que são as que não estão em situação caótica, como as do Piauí, para coibir o crescimento e evitar a sobrecarga do sistema de saúde”, explicou.

De acordo com Nicolelis, a situação dos estados poderá ser monitorada em tempo real, por meio de um banco de dados. “A novidade é mais uma arma para controlar a propagação do vírus, afinal quanto mais informações se tem sobre aquela determinada região, melhor conseguimos prever resultados e prevenir mais a população. No entanto, o isolamento social e o controle das barreiras ainda são as maiores armas contra o coronavírus e se o Piauí continuar nesse caminho poderá evitar o colapso do sistema de saúde e, por consequência um grande número de mortes”, alertou.

Para que o estado possa ser monitorado e as brigadas atuem com o máximo de eficácia, é necessário que os piauienses acessem o aplicativo Monitora Covid-19. “Há uma campanha nacional para que as pessoas baixem o aplicativo e peço que todos que possuem um celular o façam. Ele fornece dados que podem evitar uma explosão de casos. Aqui e em outros estados muitos pacientes estão sendo diagnosticados a distância e direcionados de forma adequada, portanto vamos fazer a nossa parte fornecendo os dados necessários e ficando o máximo possível em casa”, disse o governador Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES