W.Dias critica quebra de acordo com estados na proposta da reforma

Dias lamenta a retirada dos Estados e Municípios da proposta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias criticou a quebra do acordo feito a respeito da reforma da Previdência, nessa quinta-feira (13), após a apresentação feita pelo relator da proposta de emenda à Constituição (PEC), deputado Samuel Moreira, na comissão especial na Câmara. 

No parecer do relator, foram retirados alguns pontos, como mudanças na aposentadoria rural, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a criação do regime de capitalização. Além disso, ficaram de fora do relatório estados e municípios.

Dias lembrou que, na terça-feira (11), no Fórum dos Governadores, havia tido o entendimento com a posição de retirada de quatro pontos apresentados. “Já no dia seguinte, tivemos a 'quarta-feira do estrago'. Fomos pegos de surpresa com o anúncio pela imprensa que os Estados e Municípios estavam de fora da reforma da Previdência. Em bom português: rompido o acordo”, comentou o chefe do Executivo piauiense, que tem se destacado na tentativa de entendimentos representando os estados do nordeste.

O governador disse que mesmo sabendo do desgaste que ganharia, com a posição assumida, fez a sua parte, junto a outros líderes. “Sei que dificilmente membros da base do atual governo, quanto da oposição, jamais assumiriam a posição de governadores do nosso campo político, mas nós assumimos pelo bem do Brasil. Com a quebra do acordo, parte dos governadores sairão da posição de defesa de um texto com modificações”, comentou Wellington. 

“Deixou de ser a grande proposta da Previdência para União, Estados e Municípios, setor público e setor privado. Espero que quem teve essa bela ideia garanta mesmo os 308 votos ou mais prometidos. Faltou responsabilidade com o Brasil”, declarou Dias.

O relatório modifica alguns dos principais pontos da matéria. Antes de seguir para análise do plenário, o parecer do relator ainda precisa ser votado na comissão. As datas de votação não foram definidas. Depois de passar pela Câmara, o texto vai ao Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES