W. Dias discute plano de vacinação contra a Covid com Ibaneis Rocha

O governador Wellington Dias se reuniu com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em Brasília, para discutir pautas de abrangência federativa.

Wellington Dias e Ibaneis Rocha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (11), com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em Brasília, para discutir pautas de abrangência federativa. Dentre elas, a construção de um plano de ação para o processo de vacinação contra o novo coronavírus, assim que uma vacina esteja disponível para aplicação em território brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

- Piauí registra 22 mortes e 1.321 novos casos de covid-19 em 24h 

Butantan-SP prevê 15 milhões de doses de vacina até fim do ano 

- Covid-19: Brasil registra 1.274 mortes em 24 h e ultrapassa 103 mil 

-Anvisa: vacina russa não tem pedido de pesquisa ou registro 

“Nós temos estudos voltados para a produção de vacinas que estão em estágio avançado em Oxford, na Inglaterra e em outros laboratórios na China e na Rússia. O objetivo é de que as 27 unidades da federação, juntamente com os municípios e o Governo Federal, possam estabelecer um planejamento que contemple toda a cadeia desta etapa, desde aquisição desta vacina, o processo de validação que passa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a aplicação, tendo como base experiências positivas que temos experienciado nos últimos anos, como no caso da Influenza”, explicou Dias.

Wellington Dias e Ibaneis Rocha / Crédito: Divulgação

Na oportunidade, os chefes dos executivos dos dois estados também discutiram a liberação de recursos anunciados para o combate à pandemia de Covid-19 e que são basilares para o financiamento das políticas de saúde pública até o final de 2020. “É bom lembrar: a pandemia não acabou e a necessidade da manutenção de leitos de UTI continua. O governador Ibaneis me mostrava que, em Brasília, 79% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados. No Piauí, são 55%. Ou seja, mantém-se um custo e há a necessidade de se ter aquela parte que foi vetada de R$ 8,6 bilhões”, conclui.

Antes do fim do encontro, os governadores trataram sobre a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 149/2019, nominado de Plano Mansueto, após modificações no entendimento dentro do Congresso Nacional e da União. O PLP tem por objetivo legislar sobre o refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União. Os entes federativos buscam a desburocratização do setor de operações de crédito, em um momento em que o Brasil necessita aplicar investimentos para a retomada da economia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES