W.Dias inaugura o maior e mais moderno presídio do Piauí; fotos

A Cadeia Pública de Altos garante uma política de ressocialização mais eficiente e segura.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias entregou, nesta segunda-feira (23), a Cadeia Pública de Altos, o maior e mais moderno presídio do estado. A estrutura prisional conta com três pavilhões, sistema de monitoramento eletrônico, módulo isolado para agentes penitenciários e capacidade para 603 detentos, que serão classificados por nível de risco.

A distribuição dos presos em alto, médio e baixo risco social garante uma política de ressocialização mais eficiente e segura. “Além de desafogar o sistema penitenciário, o principal objetivo desta cadeia é a ressocialização por meio da educação e profissionalização. Neste processo, o sistema de classificação por risco é essencial, uma vez que os internos mais perigosos, que vivem do crime, serão separados dos de médio e baixo risco, evitando que esses últimos saiam da prisão para cometer mais crimes. A finalidade é que os internos saiam estudados e aptos a conseguir um emprego e/ou empreender, o que significa a redução da criminalidade no estado”, esclareceu o governador.

A nova unidade prisional do Estado em Altos deverá investir fortemente em ações que envolvam educação. “O Piauí já é destaque nacional no que tange à educação de detentos. Cerca de 40% dos nossos internos estuda e a intenção é ampliar as atividades educativas dentro dessa nova linha de organização pela avaliação de risco. Destaco também o espaço exclusivo para o tratamento de dependentes químicos e para o isolamento de lideranças negativas. Essas ações conjuntas são o caminho para um Piauí cada vez mais seguro e desenvolvido”, pontuou o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson.

O investimento total para a construção do presídio foi de R$ 21,4 milhões, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Justiça. Atuarão na Cadeia Pública de Altos mais de 80 agentes penitenciários. “É um momento de encarar o futuro. A modernidade está chegando ao sistema penitenciário do Piauí e nós estamos diante da primeira unidade totalmente diferenciada. Esta cadeia traz um trabalho seguro e digno para os agentes. São dois pisos, com agentes trabalhando na parte superior e na parte inferior, garantindo o contato atenuado com os detentos. O agente domina toda a estrutura e faz com que o seu serviço seja melhor desempenhado com maior segurança para a unidade como um todo”, disse o diretor da cadeia, Antônio Vinicius da Silva.

A unidade, que recebeu o nome do agente penitenciário Antônio José de Sousa Filho, é equipada com scanner corporal, pórticos, raio X e sistema de monitoramento. Possui setores de saúde, assistência social, trabalho, parlatório para advogados, tratamento de dependentes químicos, visita íntima e quatro salas de ensino, com biblioteca e informática. Cada pavilhão possui 26 celas, cada uma com capacidade para oito detentos, com camas beliche, chuveiro, pia e sanitário.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES