Wellington Dias inaugura reforma do prédio do DER-PI nesta quarta (30)

O edifício Chagas Rodrigues é considerado marco da paisagem arquitetônica de Teresina

Governador inaugura reforma do prédio do DER-PI nesta quarta (30) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias inaugura, nesta quarta-feira (30), às 11h30, as obras de reforma e modernização do edifício Chagas Rodrigues, sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa, Centro de Teresina. 

O objetivo da intervenção é oferecer mais conforto e segurança aos servidores e visitantes do prédio, que é considerado marco da paisagem arquitetônica de Teresina. Inaugurado há 60 anos, o edifício de três andares foi tombado, em nível estadual, na década de 90. 

Governador inaugura reforma do prédio do DER-PI nesta quarta (30) - Foto: Ascom

A reforma consiste em pinturas, recuperação estrutural das lajes, na fachada dos cobogós, substituição de esquadrias antigas, além da implantação de novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, circuito de monitoramento eletrônico e sistema de combate a incêndio.

Foram convidados para o evento, autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o senador Marcelo Castro. Durante o evento, haverá o desenlace da fita inaugural, descerramento da placa, hasteamento de bandeiras e visita à parte interna do prédio.

Governador inaugura reforma do prédio do DER-PI nesta quarta (30) - Foto: Ascom

Executada em etapas, a obra foi monitorada por uma comissão de técnicos para garantir a manutenção do padrão estético do prédio histórico. “Por ser um dos edifícios mais antigos da capital, foi preciso manter a fachada inalterada. Para isso, contamos com o apoio de arquitetos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que fizeram visitas periódicas e avaliaram os impactos da reforma. É um verdadeiro presente para Teresina a revitalização desse cartão-postal”, explica o governador do Piauí, Wellington Dias.

Ao longo da reforma, os servidores do órgão permaneceram em expediente para garantir atendimento ao público. “Executar o projeto dentro do cronograma sem paralisar nossas atividades de trabalho foi mais um desafio. Porém, as demandas dos cidadãos também são importantes e não podem esperar. Então, fomos remanejando os colaboradores de andares à medida que concluíamos a reforma nos pavimentos superiores”, destaca o diretor-geral do DER-PI, Castro Neto.

Governador inaugura reforma do prédio do DER-PI nesta quarta (30) - Foto: Ascom

Com recursos próprios, foram investidos na intervenção cerca de R$ 4 milhões. Construído no principal corredor de tráfego da capital, o edifício Chagas Rodrigues foi projetado pelo arquiteto carioca Maurício Sued. A estrutura foi uma das primeiras implantadas na cidade com estilo modernista, apresentando pilotis no térreo livre, escada helicoidal, cobogós e um painel do artista Genes Soares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES