Wellington Dias repudia a forma de como se deu operação no Piauí

Para o Wellington Dias, o Estado é a vítima e o maior interessado na resolução desta questão.

Wellington Dias se manifesta sobre operação da Polícia Federal no Piauí | (Divulgação)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT), se manifestou por meio de nota sobre a 3ª fase da Operação Topique na manhã desta segunda-feira (27). A casa do governador, a sede da Secretaria de Educação e o gabinete da deputada federal Rejane Dias, em Brasília, foram alvos de buscas na investigação de um suposto esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar iniciado ainda em 2013, durante o Governo de Zé Filho, segundo diz a nota do gestor estadual.

Para o Wellington Dias, o Estado é a vítima e o maior interessado na resolução desta questão e irá trabalhar para que tudo seja plenamente esclarecido. O Líder do executivo estadual disse ainda lamentar e repudiar a forma de como se deu a operação em sua casa, em que atualmente, mora seu filho e família, que nunca tiveram nenhuma função no estado. Seu filho é médico e trabalha na linha de frente do combate ao coronavírus e desde março o governador mantém distanciamento recomendado pelas organizações para a preservação da saúde.  “O governador classifica a operação como mais um espetáculo e destaca que a vida toda ele e sua família sempre agiram respeitando as leis e as instituições”, diz trecho da nota. 

Wellington Dias se manifesta sobre operação no Piauí (Divulgação)

O governador esclarece ainda que as investigações são contra empresas acusadas de fazer cartel e referentes a processos e contratos do ano de 2013, quando ele não era governador do estado. “Uma operação nestes moldes se torna desproporcional e desnecessária já que estamos falando de um fato de 2013 e em um processo em que a ex-secretária da Educação, hoje deputada federal, por meio de seu advogado, se prontificou, por duas vezes nos últimos meses, para prestar esclarecimentos, bem como para repassar todo e qualquer documento ou equipamento necessário”, aponta o comunicado.  

“Enfatiza-se que, infelizmente, muitos espetáculos ainda poderão acontecer, mas ressalta que existe a lei de abuso de autoridade para que casos como este não aconteçam indiscriminadamente. Por fim, é necessária prudência para que ninguém seja acusado injustamente e nem seja julgada sem o pleno direito de defesa”, finaliza. 

Terceira etapa de Operação Topique iniciada em 2018

Na manhã desta segunda-feira, 27 de julho, foi deflagrado terceira etapa da Operação Topique, iniciada em 2018, dando cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão em Teresina e em Brasília. A operação é um trabalho em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí. 

As ações de hoje dão continuidade às investigações formalizadas nas operações Topique e Satélites, ocorridas em agosto de 2018 e em setembro de 2019 para investigar os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informa que está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública.

Também em nota, a deputada federal Rejane Dias declarou que durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação sempre se portou em observância ás leis:

A deputada federal Rejane Dias recebe com tranquilidade os desdobramentos da referida Operação, e afirma que, como desde o início, permanece à disposição para esclarecimentos a todas essas alegações.

Durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação, a parlamentar sempre se portou em observância às Leis, tendo em vista a melhoria dos índices educacionais e a ampliação do acesso à educação dos piauienses. 

Terceira fase de operação iniciada em 2018 (Divulgação)

Gleisi Hoffman diz que operação no Piauí é abuso de autoridade

O Partido dos Trabalhadores denuncia o abuso de autoridade cometido nesta segunda-feira (27) contra o governador do Piauí, Wellington Dias, a deputada Rejane Dias (PT-PI) e outros membros do governo estadual. Para a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman e o líder na Câmara dos Deeputados, Ênio Verri, a operação desta segunda-feira (27) trata-se de mais um desvio em que agentes do estado e do governo federal são utilizados para perseguição política.

"A invasão das residências do governador e de seus familiares, além da tentativa ilegal de invadir o gabinete da deputada Rejane, é uma notória operação midiática de perseguição e destruição de imagem pública. Os abusos foram cometidos a partir de uma operação que se prolonga há quase três anos e deveria investigar fatos anteriores ao governo Wellington Dias", disseram em nota.

PT lança nota denunciando operação no Piauí (Divulgação)

Os parlamentares ainda afirmam que tomarão todas as medidas judiciais cabíveis e classificam o ato como perseguição política do presidente Bolsonaro e seus aliados.

Veja a nota na íntegra: 

O Partido dos Trabalhadores denuncia o abuso de autoridade cometido nesta segunda-feira (27) contra o governador do Piauí, Wellington Dias, a deputada Rejane Dias (PT-PI) e outros membros do governo estadual. Trata-se de mais um desvio em que agentes do estado e do governo federal são utilizados para perseguição política.

A invasão das residências do governador e de seus familiares pela Polícia Federal, além da tentativa ilegal de invadir o gabinete da deputada Rejane, é uma notória operação midiática de perseguição e destruição de imagem pública. Os abusos foram cometidos a partir de uma operação que se prolonga há quase três anos e deveria investigar fatos anteriores ao governo Wellington Dias.

Nem o govenador nem a deputada são acusados de nada que justifique minimamente tais abusos. A Secretaria de Educação sempre se colocou à disposição das autoridades e a própria deputada Rejane, ex-secretária da pasta, procurou em vão as autoridades para colaborar com as investigações, que não envolvem o governo do estado, mas empresas prestadoras de serviços de transporte escolar.

Como sempre declarou o governador Wellington, o governo do Piauí não é suspeito neste caso, mas seria vítima de atos supostamente ocorridos em gestões anteriores.

O governo do PT do Piauí é reconhecido nacional e internacionalmente pelos avanços na Educação em um estado historicamente marcado pela exclusão da maioria. É exatamente neste setor que Bolsonaro e seus aliados tentam atacar o governador. E não por acaso logo depois da votação em que, contra a vontade do governo federal, a Câmara dos Deputados aprovou o novo Fundeb, essencial para os avanços da Educação no Piauí em todo o país.

O Partido dos Trabalhadores, por meio de sua direção nacional e da liderança na Câmara dos Deputados, está solidário com o governador Welington, a deputada Rejane e o povo do Piauí. Tomaremos todas as medidas possíveis para denunciar e cobrar judicialmente os responsáveis por este abuso de autoridade e pela odiosa perseguição política movida por Bolsonaro e seus aliados.

Gleisi Hoffmann   (Presidenta nacional do PT)

Ênio Verri (Líder do PT na Câmara dos Deputados)

Rogério Carvalho (Líder do PT no Senado Federal)

Brasília, 27 de julho de 2020



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES