Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Wellington Dias segue com agenda de obras e reformas no sul do Piauí

Os investimentos são nas áreas de educação, mobilidade urbana e abastecimento de água.

Compartilhe

O governador Wellington Dias cumpriu agenda de viagem a municípios da região sul do Piauí, nesta segunda-feira (31), visitou as obras de pavimentação asfáltica da BR 235, trecho que liga os municípios de Guaribas e Caracol. O chefe do executivo estadual também autorizou a reforma e climatização do Centro de Ensino de Tempo Integral Paulo Freire e a ampliação do abastecimento de água para os povoados Cajueiro, Careta e Alagoinha, em Guaribas.

“O povo de Guaribas está muito feliz pela presença do nosso governador que veio visitar a estrada que é uma obras que esperávamos há muito tempo. Ficamos ainda mais felizes por ele estar aqui anunciando novas obras que vão fazer a diferença na vida da nossa população, fortalecendo a educação de qualidade e o abastecimento de água nesses povoados que estavam sofrendo com o a falta d’água”, discursou o prefeito de Guaribas, Claudinê Matias Maia.

A diretora do Ceti Paulo Freire, Natalicia Pereira disse que é grande a expectativa para ver a escola reformada. “Estávamos aguardando esta obra há algum tempo e agora fomos contemplamos pelo governador com a autorização para essa estruturação. Uma educação de qualidade requer uma estrutura de qualidade e estamos muito felizes em saber que em breve o povo de Guaribas poderá contar com uma escola ampliada e climatizada”, destacou.

“O Ceti Paulo Freire é a base educacional do estado no município de Guaribas e aqui conseguimos propiciar as condições para formação de inúmeras pessoas e que elas possam ingressar em um curso superior ou técnico. Agora termos um espaço modernizado, com quadra de esportes, ar-condicionado. Queremos melhorar ainda mais a educação, principalmente, para que com qualificação estas pessoas possam melhorar sua renda”, disse Wellington Dias.

“Vamos seguir investindo em mobilidade e também há outros investimentos para o melhoramento significativo na renda e da expectativa de vida. Com formação e conhecimento vamos ter um passo novo em relação a renda”, acrescentou o governador.

Em Guaribas, Wellington Dias autoriza reforma de escola

O governador também visitou os municípios de Jurema e Anísio de Abreu, localizados na região sul do estado, nessa segunda-feira, e autorizou novas obras nas áreas de educação, mobilidade urbana e abastecimento de água. Os investimentos têm como finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nessa região. Na oportunidade, também autorizou obras para o município de São Braz do Piauí.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles o Pro Piauí terá investimentos que devem contemplar todo o estado tendo como objetivo a retomada da economia, gerando desenvolvimento social, econômico, emprego e renda para a população. “Os recursos do Pró Educação já estão assegurados em conta e mais de 1,6 bilhão de reais que será investido em educação em todo o Piauí. 

As Escolas de Jurema, Anísio de Abreu e São Braz são três das mais diversas escolas do estado que serão ampliadas, climatizadas e modernizadas. Mas todas as escolas serão modernizadas para que alunos e professores possam executar o processo de ensino e aprendizado com mais conforto e qualidade, melhorando os indicadores sociais na educação, o que traz desenvolvimento a longo prazo”, destacou o coordenador do Pro Piauí.

Governador autoriza obras para Jurema e Anísio de Abreu

“O objetivo é ampliar a escolaridade e garantir a profissionalização e dar mais oportunidades de qualificação. Destaco ainda as obras de calçamentos nas comunidades da zona rural desses municípios e estamos ainda trabalhando o recapeamento de estradas e sinalização”, comentou Wellington Dias.

Em Jurema, o governador além de visitar obras de mobilidade urbana também autorizou a construção de uma academia pública de saúde.

“Recebemos essas autorizações com muita alegria. A nossa escola não comportava mais a quantidade de alunos, tanto que a gente tinha que ceder prédios em anexo do município para atender a demanda de alunos. Ficamos felizes também com a autorização da quadra de esportes e da academia que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Muita gratidão ao governador”, disse o prefeito do município de Jurema, Helder Rocha.

Abastecimento de água

No sul do Piauí, o governador Wellington Dias também destacou um investimento que está sendo feito para solução  do abastecimento de água, de forma a dar condições de ligar um sistema com um poço profundo feito pelo Estado e pela CPRM e agora, integrado ao município de São Braz, em uma obra pela Funasa.

“O sistema de abastecimento de água deve atender cerca de 15 mil pessoas das cidades de São Braz, Bonfim do Piauí, Várzea Branca e parte de Anísio de Abreu. Água é vida e pretendemos com essa obra solucionar um problema gravíssimo na região que é a dificuldade hídrica”, enfatizou Wellington.

Governador visita obras de pavimentação da BR 235 em Caracol

Em agenda administrativa realizada no município de Caracol, nesta segunda-feira, Wellington dias visitou as obras de pavimentação da Rodovia BR 235, que, quando concluída, irá integrar o semiárido piauiense à região dos Cerrados, passando pelos municípios de Caracol, Guaribas, até Bom Jesus.

A obra é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), em parceria com o Governo Federal. Os trabalhos consistem no asfaltamento, em tratamento superficial duplo (TSD), do trecho que vai da divisa com o estado da Bahia até o entroncamento com a BR 135, em Bom Jesus, totalizando 150,70 km de extensão. O empreendimento está orçado em R$ 224 milhões, oriundos de um convênio firmado junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

Governador visita obras de pavimentação

Segundo o chefe do executivo piauiense, a estrada é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de toda a região “Aqui temos reservas minerais de manganês, fosfato e calcário. Além disso, temos o Parque Nacional da Serrada Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões. Ou seja, uma gama de setores produtivos e de turismo que serão beneficiados com essa obra, ampliando o intercâmbio com a Bahia, gerando mais empregos, renda e fomentando a economia”, destaca o governador.

Os benefícios da construção da BR são destacados também pelo coordenador geral do PRO Piauí e secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles. “É uma obra importante nesse trecho que vai de Caracol até Guaribas. São mais de 60km, 20 deles já concluídos. Além disso, mais de dois terços de toda a extensão já estão com os trabalhos de terraplanagem feitos. Quando conclusa, vai integrar o desenvolvimento econômico e social de toda a região, através dos parques nacionais até o Vale do Gurguéia, dentro do contexto de retomada econômica, que é papel do PRO Piauí”, explica Rafael.

A obra também é comemorada pelos moradores de São Raimundo Nonato, município polo da região, como lembra o secretário estadual de Transportes, Hélio Isaías. “Aqui é um sonho antigo da região de São Raimundo Nonato. É uma região produtora de minério também, então é uma obra importante para o desenvolvimento de todos os municípios do semiárido. Estamos passando por um processo de transformação e não tenho dúvidas de que em cinco anos a região estará em amplo desenvolvimento”, afirma.

Com a obra alcançando o município de Guaribas, o Piauí chega a marca de 223, dos 224 municípios com acesso pavimentado, uma vez que Pavussu e Domingos Mourão também receberam pavimentação asfáltica recente. A derradeira cidade a receber o benefício, Morro Cabeça do Tempo deve ter suas obras iniciadas em breve.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar