STF suspende decisão da Justiça que bloqueou WhatsApp

Operadoras restabeleceram o serviço de seus usuários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 17:40

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na tarde desta terça-feira (19), derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que manteve o aplicativo bloqueado desde as 14h. A decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski, atendendo a recurso do Partido Popular Socialista (PPS).

As operadoras OI, Vivo, Tim e Claro confirmam que restabeleceram o serviço de seus usuários

Matéria original

O WhatsApp entrou com pedido de mandado de segurança na Justiça no Rio de Janeiro para que ocorra o desbloqueio do aplicativo. A  juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, Daniela Barbosa Assunção de Souza, determinou, nesta terça-feira (19), a suspensão do serviço do aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o Brasil.

O pedido está sendo analisado pelo desembargador José Roberto Lagranha Távora, que deve decidir sobre o desbloqueio ou não do serviço até às 18h, quando se encerrará seu expediente.

A magistrada carioca cobra da empresa que as mensagens trocadas por pessoas investigadas sejam desviadas em tempo real antes de ser implementada a criptografia, que impossibilita o acesso ao conteúdo. Oficialmente, o WhatsApp já disse que não pode “compartilhar informações às quais não tem acesso” e completou, em nota, que espera “ver este bloqueio suspenso assim que possível”.

O fundador do aplicativo, Jam Koum, disse em seu Facebook estar “chocado que, em menos de dois meses e após as pessoas e os legisladores brasileiros terem rejeitado o bloqueio, a história se repita”. Ele acrescentou que, “como antes, milhões de pessoas são cortadas de amigos, entes queridos, clientes e colegas simplesmente porque estão sendo solicitadas informações que não temos”.

Advogados criticaram a derrubada do serviço. Rony Vainzof, diretor da Fiesp e especialista em crimes cibernéticos, disse que a medida é “desproporcional”. Sobre a possibilidade aventada pela juíza carioca de interceptar as mensagens trocadas pelos investigados antes de serem criptografadas, Vainzof disse que só uma perícia judicial poderia constatar se tecnicamente é possível ou não.

— Lembro que o bloqueio é uma medida desproporcional ao fato, pois o interesse público prevalece. Por outro lado, a empresa precisa cumprir as determinações judiciais e viabilizar as investigações daqueles que utilizam as suas aplicações para finalidades ilegais — disse.

Essa é a terceira vez que o WhatsApp sai do ar por determinação judicial. A Advocacia-Geral da União (AGU) já defende no Supremo Tribunal Federal (STF) que as decisões que suspenderam temporariamente o serviço se basearem em “interpretações equivocadas do Marco Civil da Internet”. Segundo a Advocacia-Geral, houveram “interpretações erradas da lei”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES