Workshop destaca as potencialidades do babaçu no Piauí

Momento para a exploração do potencial do babaçu é positivo

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

I Workshop Potencialidades do Uso do Mesocarpo de Babaçu foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) por meio do Programa de Auxílio para Organização de Evento Científico.

O objetivo do workshop é divulgar a importância socioeconômica do mesocarpo do babaçu. Para isso, a programação inclui palestras sobre temas como os aspectos gerais do babaçu e seu contexto regional, inovação tecnológica voltada para alimentos e bioatividade do mesocarpo do babaçu. “Fizemos o workshop no intuito de mostrar, tanto pra sociedade quanto para os alunos, a importância que tem o mesocarpo do babaçu, pois sabemos que na região do Piauí e Maranhão tem uma grande quantidade dessa palmeira. Então, vamos instigar esses alunos a usarem o mesocarpo tanto na parte da gastronomia, porque ele é muito rico em amido, como na área de tecnologia de alimentos, na inovação de produtos”, explica  Luane Morais, da organização do evento.

Representando a Fapepi,  Iolete Soares destaca que o Edital de Auxílio a Eventos tem possibilitado o apoio da Fapepi às instituições públicas de ensino e pesquisa do estado. “A Fapepi tem potencializado mais a importância da divulgação dos trabalhos científicos e da popularização da ciência”, conta.

Segundo o professor doutor Lívio César Nunes, palestrante do evento, há muito estudo sobre o assunto, o que falta é organizar os dados. “Então essa é a oportunidade de refletir sobre o uso do babaçu na área de tecnologia de alimentos, sobretudo o mesocarpo do babaçu”.

O empresário Tiago Patrício avalia com positivo o momento para a exploração do potencial do babaçu.  “Nunca tinha tido uma interação tão forte de instituições governamentais com a academia, puxando o mercado”, afirma. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES