mais

XII Caminhada pela Acessibilidade acontece neste sábado (09)

A caminhada tem o intuito de chamar a atenção da sociedade.

Neste sábado (9), é comemorado o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência e para celebrar essa data tão importante será realizada a XII Caminhada pela Acessibilidade, a partir de 16h, na Avenida Raul Lopes. 

A caminhada tem o intuito de chamar a atenção da sociedade e dos gestores públicos sobre a importância da acessibilidade e nesta edição o tema será “Transporte Acessível para Todas as Pessoas com Deficiência". 

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), Amparo Sousa, explica que a intenção da caminhada é conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência e explica a escolha do tema. "Pensamos nesse tema porque sem transporte acessível as pessoas com deficiência não têm acesso aos demais direitos garantidos constitucionalmente. Estamos com esse tema para chamar a atenção das autoridades para que seja melhorada a acessibilidade para a pessoa com deficiência no transporte. Queremos ,que todas as pessoas com deficiência sejam respeitadas não só na rampa, nas paradas de ônibus, mas também nas atitudes do dia a dia!", disse a presidente. 

O evento é realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), pela Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI) e demais entidades das pessoas com deficiência do Piauí. Para a caminhada, foram confeccionados kits que serão distribuídos gratuitamente. 

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, fala que a caminhada faz parte da programação das comemorações pelo Dia Estadual da Pessoa com Deficiência e destaca algumas conquistas das conquistas da política de inclusão desenvolvida pela Seid últimos anos. "Essa será nossa 12ª edição da caminhada e posso falar que já alcançamos muitas conquistas, mas também temos muito ainda para alcançarmos. Nesses últimos anos a politica de inclusão da pessoa com deficiência está bem consolidada. Trabalhamos cada dia com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dos nossos 224 municípios. Avançamos na descentralização de serviços como a oficina itinerante do Programa Passo à Frente e a construção de Centros Especializados em Reabilitação", destaca o gestor. 

A caminhada seguirá até o Parque Nova Potycabana, onde uma programação especial foi preparada com apresentações artísticas e musicais.  

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail