Zé Pereira de Timon 2023 já tem data marcada para acontecer; confira!

Os preparativos para o evento, promovido pela Prefeitura do município, já iniciaram.

Zé Pereira de Timon | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dois anos sem acontecer, o Zé Pereira de Timon está de volta e já tem data marcada: será nos dias 4 e 5 de fevereiro. Os preparativos para o evento, promovido pela Prefeitura do município, já iniciaram. Na manhã desta quarta-feira (11), ocorreram duas reuniões na sede da Fundação Municipal de Cultura (FMC) para articular a organização do evento. 

O primeiro encontro reuniu coordenadores dos Blocos de Sujo e representantes de órgãos responsáveis pela realização geral do evento. Segundo a Prefeitura, a expectativa é que mais de 10 blocos alternativos agitem as prévias do Carnaval este ano.

Zé Pereira de Timon está de volta em 2023 | FOTO: Reprodução

Na ocasião, foi abordado sobre o cumprimento das normas dos órgãos de controle externo do evento como Polícia Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Dmtrans), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.

“A Prefeitura desempenha um grande papel trazendo de volta o Blocos de Sujo para a cidade de Timon. A segurança, a travessia, a dispersão dos blocos, a saúde, tudo que foi falado aqui é importante para a gente fazer uma festa bonita”, afirma João Emanuel, coordenador do ‘Bloco do Pebinha’.

Blocos movimentam Zé Pereira de Timon | FOTO: Divulgação/Prefeitura de Timon

A presidente da FMC, Leylliane Monteiro, destaca que os blocos devem seguir o edital que deve ser publicado ainda esta semana. “O edital [para os blocos] está previsto para sair nesta sexta-feira. Quem estiver apto, da forma como o edital pede, será beneficiado com recursos programados no próprio edital”, destaca. 

Reunião com representantes dos blocos | FOTO: Divulgação

Ainda nesta quinta-feira (12), também foi realizada uma reunião com os membros das secretarias e repartições públicas como Limpeza, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Segurança, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Iluminação Pública de Timon (DEMIP) e DMTRANS.

A Prefeitura de Timon reforça que o controle sobre a entrada e saída dos blocos alternativos é uma preocupação. Pensando nisso, as orientações de concentração e percurso foram discutidas com todas as instituições envolvidas na gestão municipal.

“Fizemos um acordo para ser respeitada a questão dos fluxos. Eles farão as prévias em um local acordado, uma prévia só, todos os blocos [alternativos] reunidos em um local organizado pela Secretaria de Cultura. No dia do evento eles farão suas concentrações nas suas respectivas sedes para se dirigirem a Avenida Jaime Rios”, explica o diretor do Dmtrans, Ronaldo Gonçalves.

Secretaria de Saúde reúne equipes e planeja ações

A Secretaria Municipal de Saúde também reuniu representantes de diversos setores da Saúde, dentre eles: SAMU, CTA, direção do Hospital do Parque Alvorada (HPA), Vigilância em Saúde, Coordenação de Epidemiologia, Vigilância Sanitária, equipe de manutenção e outros. O objetivo foi articular sobre as ações de saúde durante as prévias de Carnaval. 

De acordo com o secretário de Saúde, Márcio Sá, a ideia é manter os mesmos cuidados em saúde disponibilizados para o público nas edições anteriores e garantir atendimento médico rápido e eficiente, caso algum folião necessite de assistência nas noites do evento.

Secretaria de Saúde reúne equipes e planeja ações para o Zé Pereira | FOTO: Divulgação

“Nosso profissionais sempre estão a postos, distribuídos no corredor da folia e também concentrados no estande da Saúde, que sempre fica em local estratégico. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais trabalhadores da área, preparados para atender as possíveis urgências do evento. Teremos ambulâncias e motolânciancia também, posicionadas e prontas para efetuar alguma remoção, se necessário”, destacou.

“Todas as equipes estarão empenhadas em oferecer o atendimento necessário, seja em alguma eventualidade ou nas ações que já são imprescindíveis, como por exemplo vistorias relacionadas à vigilância sanitária, distribuição de EPIs, campanhas de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs, distribuição de preservativos, orientações e cuidados contra a dengue, zika e chikungunya, enfim, uma série de ações”, ressalta Karla Emanuelle, coordenadora de Vigilância em Saúde.

A equipe da vigilância sanitária se encarregará de fiscalizar a comercialização de alimentos em todo o corredor da folia, vistoriando cada um dos pontos de alimentação, distribuindo EPIs aos barraqueiros e orientando sobre manuseio, manipulação e armazenamento dos alimentos. No HPA, um reforço no atendimento durante os dois dias permitirá um atendimento mais tranquilo, caso ocorra o aumento de demanda. 

Também será realizado o trabalho de imunização junto aos barraqueiros, para evita novos casos de Covid-19. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES