Zelar pelo interesse público e instaurar a civilidade - Por José Osmando

Lula se reúne com ministros e os 27 governadores em Brasília

Lula se reúne com ministros e os 27 governadores em Brasília | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando Araújo

Os governadores brasileiros saudaram com entusiasmo e esperança o encontro que o presidente Lula teve com eles no dia de hoje, reinstaurando uma etapa de civilidade na política nacional, uma ordem normal da vida pública que foi quebrada e posta no lixo durante esses últimos quatro anos, sob inspiração e gestão do ex-presidente e muitos de seus seguidores. 

Ao abrir a reunião dizendo que “precisamos garantir que a disseminação do ódio acabou”, o presidente Lula deu o tom de como as coisas na política brasileira e na administração da coisa pública andarão daqui para frente, com o interesse coletivo sendo posto em primeiro plano, acima de tudo de todos, como bem merece o povo brasileiro. 

Lula se reúne com ministros e os 27 governadores em Brasília  ( foto: Agência Brasil) 

POSTURA APÓS ATAQUES 

E vejam que a demonstração do presidente da República ocorre menos de 20 dias depois ter ocorrido em Brasília uma violenta e vil iniciativa de golpe de poder, quando milhares de vândalos, convocados nas redes sociais, estimulados pelo ex-presidente e financiados por empresários golpistas interessados em que a extrema-direita prevaleça sobre a nação, invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes – o Palácio do Planalto, o palácio-sede do Supremo Tribunal Federal e as sedes da Câmara dos Deputados e do Senado da República. 

INTERESSE PÚBLICO 

Os 27 governadores compareceram ao encontro. Lá estavam aliados, que ajudaram a conduzir Lula ao poder, e estavam adversários políticos, que se esforçaram para permitir a reeleição do ex-presidente. A reunião de Lula com os governadores, nessas circunstâncias, serve para a retomada do debate federativo, mas tem o poder de revelar a todos um exemplo ultimamente banido da nossa convivência, qual seja o de um governo de todos para todos, com respeito à soberania do voto popular e o zelo pelo interesse público. 

BRASIL VOLTA A CONVERSAR 

Esse encontro  deixou latente o desejo político de se ver sarada e recuperada a democracia, tão amplamente agredida e vilipendiada nos últimos tempos. Foi, seguramente, o ponto de partida para uma nova prática: o Brasil precisa voltar a conversar, mas o Brasil precisa voltar a ser decentemente governado.  

BEM-ESTAR COLETIVO 

Daí, terem os governadores assumido a incumbência de entregar à Presidência uma lista das principais obras paralisadas e dos mais importantes projetos de cada unidade da federação. Isso implica uma outra postura: dar aos governantes de cada Estado a tarefa de apontar o que para eles é essencial, neste momento, ao bem-estar coletivo, sem ensejar a indesejável intromissão de cima para baixo. 

RETOMADA DE OBRAS 

Nesse aspecto, o desejo manifestado por Lula é de retomada das mais de 8.600 obras públicas federais paralisadas no último governo, conforme indicou relatório do Tribunal de Contas da União. Paralisações que atingiram de cheio setores fundamentais, como a Educação, com cerca de 4.500 obras interrompidas. 

 Ao tornar público esse empenho de retomada das obras paradas, sabe Lula, e sabem também os governadores, que essa iniciativa fará revigorar empresas contratadas, repor empregos, garantir estabilidade social e permitir que a população, sobretudo as mães de família, tenham escolas, saúde e assistência asseguradas para si e seus filhos. 

AFIRMAÇÃO HISTÓRICA 

Ao lado de preocupações urgentíssimas, como retomar obras paradas, desenhar um novo modelo de desenvolvimento para o país, com retomada econômica e avanços sociais, e priorizar reformas importantes, como a Tributária, o Brasil deseja e precisa de compreensão e paz, de uma convivência civilizada e harmônica. É seu momento de afirmação histórica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES