Zona Sudeste recebe 5ª edição do Drive-Thru da Coleta Seletiva amanhã (24)

O evento tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem

drive | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretária de Desenvolvimento Urbano (SEMDUH), realiza, neste sábado (24), a 5ª edição do Drive-Thru da Coleta Seletiva, que acontecerá no estacionamento do Teatro Municipal João Paulo II, localizado na avenida Joaquim Nelson, 1885, bairro Redonda, zona Sudeste da capital, das 8h às 12h.

Drive da Coleta Seletiva de Teresina - Foto: Divulgação

O evento tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem para diminuição dos impactos ambientais na sociedade, além de ensinar a população a separar seus resíduos de forma correta.

“O drive thru da coleta seletiva é de grande importância para conscientizar nossa população da necessidade de praticar a separação e a correta destinação dos resíduos sólidos. Além de recolhermos esses materiais em troca de brindes, também explicamos como funciona a coleta seletiva e os benefícios obtidos tanto para o meio ambiente, quanto para a comunidade e para o poder público”, declara o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

Durante o drive, equipes do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) vão orientar os participantes em relação à coleta seletiva. Haverá ainda brincadeiras para crianças e troca de material reciclável por mudas de plantas ou brindes artesanais.

Na última edição do Drive Thru, a SEMDUH recolheu 420 quilos de papel, 40 quilos de plástico, cinco quilos de metal e 230 quilos de vidro, totalizando 695 quilos de material reciclável. Ao todo, a população recebeu 150 mudas de plantas frutíferas e ornamentais e 216 brindes. Os resíduos recebidos foram encaminhados para a Cooperativa Emaús, para o processo de reciclagem.

Como separar seus resíduos recicláveis?

Plástico: Lave-os para que não sobrem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e shampoos, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. No caso de embalagens com tampas, retire-as.

Vidros: Lave-os e retire as tampas ou rolhas. Não são aceitos vidros quebrados na coleta seletiva.

Metais: Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

Papéis: Podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores. Os papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES