09 de Junho: dia do porteiro

09 de Junho: dia do porteiro

Dia do porteiro | MAuricio Alves

Hoje é dia de um profissional que faz parte da vida de muita gente em São Paulo. Ele é o responsável pela segurança de quem mora em prédios. É o porteiro.

Ele nem sempre agrada quando não permite que o entregador de pizza suba ou quando barra algum desconhecido, mas quando a gente pára para pensar - reconhece: o porteiro é mesmo imprescindível principalmente nos edifícios das grandes cidades.

De terno e gravata, no comando do entra e sai do edifício. Tudo com ajuda de um big brother particular: "Eu vejo tudo. São 8 olhos que eu tenho", diz um porteiro.

Sinal dos tempos. Muita coisa mudou desde que o pernambucano José Bosco chegou a São Paulo. "A gente conversava lá fora, com o portão aberto, trocava uma idéia. Não existia cabine de segurança, blindada", diz ele.

Com o aumento da violência, o porteiro passou a ser. "A chave do patrimônio, a chave do prédio sou eu", diz.

Ser porteiro hoje em dia requer preparo. Em cursos, futuros e antigos profissionais aprendem a ficar ligado nos detalhes. Só na capital, são 125 mil porteiros, a grande parte do Nordeste. Na maioria dos casos, os porteiros são homens, mas como algumas das características mais necessárias à profissão são a paciência, a simpatia e a atenção aos detalhes, existem mulheres que exercem a função perfeitamente.

Graça aprendeu a profissão com Paulo Belisário. "Geralmente o pessoal tem medo de perder o serviço se ensinar o porteiro. Eu penso diferente", diz ele.

Não é pra menos. Eles são marido e mulher. "No começo ele pegava muito no meu pé, ficava desesperada, eu via a diferença. Com os outros não era assim", diz ela.

O porteiro acaba mesmo sendo um pouco confidente, quebra-galho e no caso dela uma espécie de babá: "As crianças descem e os pais pedem para dar uma olhadinha", conta Graça.

Para ser porteiro, é preciso também jogo de cintura, diplomacia, mas apesar de tantas exigências, o porteiro Zé só troca pensa em abrir mão do comando por algo que mexeria com qualquer um. "Quando eu acertar na loteria", diz ele.

Fonte: SPTV

Por Mauricio Alves



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES