Vereador do PMDB assume prefeitura de São Pedro do Piauí .

Vereador do PMDB assume prefeitura de São Pedro do Piauí .

PREFEITO DE SÃO PERDRO DO PIAUÍ | MAURICIO ALVES
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Piauí, vereador Napoleão Cortez Filho(PMDB), assumiu nessa quarta-feira(11), em função da cassação do mandado do prefeito eleito, Higino Barbosa Viana (PT), a Prefeitura da cidade. O vereador ficará no cargo pelos próximos 40 dias, até a realização de novas eleições, que devem ocorrer no dia 21 de dezembro de 2009.

O ex-prefeito, Higino Barbosa, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral ? TRE por unanimidade. O seu vice-prefeito, Mariano Castelo Branco (PMDB), também teve o mandato cassado. Todavia, não teve os direitos políticos cassados. Ao contrário do prefeito cassado, que passará três anos sem se candidatar a cargos eletivos.

Higino Barbosa Viana, mais conhecido como Goió, teve o mandato cassado por abuso do poder econômico e compra de votos, mas os desembargadores do TRE entenderam que não havia provas de que o seu vice-prefeito teria participado do ilícito eleitoral, por isso mantém elegível. Além disso, o Tribunal impôs multa de 1 mil UFIR?s aos dois.

Ação que culminou com a perda dos mandatos de prefeito e vice-prefeito foi movida pelo candidato derrotado nas eleições de 2008, Matias Araújo da Silva (PDT). Higino Barbosa Viana estava em seu segundo mandato. O prefeito cassado perdeu tanto na justiça de primeira instância como na de segunda instância. Com tais resultados, as chances do Tribunal Superior Eleitoral ? TSE rever a decisão são mínimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES