Wilson Martins lança Campanha contra as drogas

Wilson Martins lança Campanha contra as drogas

Vida sim, crack não | Vida sim, crack não

Em janeiro, foi criada a Câmara de Enfrentamento do Crack e outras Drogas. A iniciativa congrega esforços do governo estadual, poderes Legislativo e Judiciário e da sociedade civil organizada contra o tráfico e o consumo de entorpecentes, completa Rocha.

Mas o alvo da iniciativa é o crack.

As estatísticas criminais explicam essa ofensiva: de cada 10 crimes que envolvem violência cometidos no Piauí, 9 estão relacionados ao consumo de drogas, que, em 80% dos casos, é o crack, completa Rocha.

E mais: dois terços dos homicídios registrados no Piauí em 2010 envolvem usuários de crack, de acordo com a Secretaria de Segurança.

Com a criação da câmara, porém, os números agora seguem outra tendência.

?Nunca se desarticulou tanta quadrilha, pontos de venda de droga e se prendeu traficantes como agora?, garante o coronel Rubens Pereira, comandante Geral da Polícia Militar do Piauí.

Somente em janeiro, foram presos 18 criminosos que supostamente atuavam junto a pontos de vendas de drogas em Teresina, capital do Estado, segundo dados da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes.

No primeiro trimestre, 170 já foram detidos por suposto envolvimento com tráfico de drogas no Piauí, aponta Rocha.

Em 2010, foram presos 240 supostos traficantes e apreendidos 60 kg de entorpecentes ? 70% crack ?, além de R$ 1 milhão em bens entre dinheiro, imóveis e carros.

O objetivo da frente de combate ao crack não é apenas a repressão e o combate ao tráfico, mas também a prevenção ao consumo da droga.

A atuação da câmara começa então nas escolas, na tentativa de evitar que os estudantes tenham o primeiro contato com a droga. A meta é reduzir significativamente o número de novos usuários, afirma Rocha.

Outra meta é a reabilitação dos dependentes químicos.

A iniciativa ganha cada vez mais apoio da sociedade piauiense.

Em 17 de abril, a 1ª Caminhada Piauí sem Drogas levou mais de 12.000 às ruas de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES