Prefeitura cria Comitê de Combate da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV

Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, criou, nesta segunda-feira, o Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou, nesta segunda-feira (12), o Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV.

O Comitê tem o objetivo de avaliar os indicadores de saúde relacionados à prevenção dessas doenças, construir o Plano Municipal de Enfrentamento da Sífilis e HIV, através da coordenação e articulação entre diferentes instituições e setores.Também busca implementar as ações organizadas do plano, visando reduzir a incidência e prevalência da sífilis e HIV, melhorando o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento.

"É uma iniciativa de extrema importância para a nossa cidade. O nosso objetivo é claro: reduzir a incidência e prevalência da sífilis e do HIV em nosso município. Para alcançar esse objetivo, iremos implementar as ações organizadas através do comitê em nosso plano de ação, com foco em melhorar o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento. A saúde de nosso povo é prioridade da nossa gestão. Juntos, iremos garantir uma saúde de qualidade, com acesso igualitário aos serviços de saúde”, afirma o prefeito Júnior Ribeiro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o Plano Municipal de Enfrentamento entrará em vigor após ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Ele explica que o Plano surgiu da necessidade do fortalecimento das estratégias de prevenção e controle das doenças, considerando os dados epidemiológicos municipais, estaduais e nacionais, além dos encaminhamentos estabelecidos no I Seminário de Mobilização para Certificação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, realizado no dia 2 de junho na Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina.

O Comitê Municipal será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde e será modificado anualmente. Já as ações do Plano Municipal serão monitoradas e avaliadas nos quadrimestres, através dos indicadores propostos e do Previne Brasil.

Confira a composição do Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV de Água Branca:

Amilton Feitosa - secretário municipal de Saúde

Deivid Leal - coordenador de Atenção Básica

Carlos André Soares - coordenador de Vigilância em Saúde

Carla Alencar - coordenadora de Vigilância Epidemiológica

Elqui do Nascimento Sousa - enfermeira do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde

Luiz Fernando Teixeira - biomédico do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde

Daniel Gomes - coordenador de Assistência Farmacêutica

Francisco Neto - secretário municipal de Assistência Social



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES