Prefeitura de Água Branca inicia atividades do Setembro Amarelo

Prefeitura de Água Branca inicia atividades do Setembro Amarelo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As atividades alusivas ao Setembro Amarelo foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (06) em Água Branca. Organizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Educação, as ações visam à prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito do problema.

 

Durante o intervalo das consultas, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os profissionais abordaram a promoção à saúde, alertando os usuários sobre a realidade do suicídio no Brasil, no Piauí e em outros municípios, assim como suas formas de prevenção.

 

Entre as ações que serão desenvolvidas durante este mês, estão palestras nas escolas da rede municipal, estadual e privadas, além das Unidades Básicas de Saúde, alertando sobre a realidade e formas de prevenção ao suicídio. As atividades serão voltadas, prioritariamente, para os jovens e desenvolvidas pelas equipes do Caps e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O secretário de Saúde, Amilton Feitosa, afirma que a campanha tem como objetivo abordar a temática de forma ampla, tratando sobre todos os fatores que levam ao suicídio e métodos de prevenção. “A ideia central do evento, durante todo o mês de setembro, não é abordar a temática de forma individualizada, focando apenas na pessoa, no sentido de culpabilizá-la, mas refletir sobre os fatores sociais e culturais que estão relacionados ao suicídio, os nossos modos de ser e estar no mundo e as condições sociais para que tenhamos qualidade de vida”, destaca.

 

A secretária de Assistência Social, Danielly Sousa, ressalta que a questão do suicídio também deve ser abordada nas ações sociais. “O suicídio é um problema de saúde pública, mas também social. Precisamos discutir o tema e procurar entender como os casos acontecem, para, assim, evitar novas situações. Devemos, acima de tudo, olhar o outro de forma mais humana e solidária”, diz.

 

Cleidimar Tavares, por sua vez, fala sobre a participação da Secretaria de Educação na campanha. “Infelizmente, os casos de suicídio têm aumentado consideravelmente entre os jovens e adolescentes, por isso a importância de discutir o tema dentro ambiente escolar”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES