Primeira do nordeste, Água Branca-PI lança a Carteira Digital do Autista

Iniciativa promove inclusão e acessibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciativa promove inclusão e acessibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PI), lançou um projeto voltado aos aguabranquenses diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a carteira digital do autista. A iniciativa é inédita na região do Médio Parnaíba Piauiense.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Juca Cavalcante, o projeto visa fornecer um documento eletrônico, acessível e seguro para identificar e auxiliar pessoas com TEA a terem acesso a políticas voltadas à acessibilidade e inclusão.

“A Carteira Digital do Autista é uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre o TEA e oferecer suporte adequado às pessoas que vivem com essa condição. Com a carteira, os beneficiários terão acesso prioritário a serviços de saúde, educação e lazer. Esse projeto é inédito da região, colocando Água Branca na dianteira na promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência, uma prioridade da gestão Júnior Ribeiro”, afirma o secretário.

O prefeito Júnior Ribeiro declarou que a carteira digital do autista será disponibilizada por meio de plataforma desenvolvida pela empresa Foco Smart, parceira nessa empreitada inédita no município.

“Entregar mais esse projeto para a nossa população é uma alegria. Um dos objetivos da nossa gestão é avançar nas políticas de inclusão e acessibilidade em Água Branca. Por meio dessa parceria com a Foco Smart e o Coegemas, vamos usar a tecnologia para beneficiar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e garantir a elas o direito ao atendimento prioritário”, completou o prefeito.

Confira a lista de serviços oferecidos pela a Carteira Digital do Autista:

- Acesso a Serviços e Benefícios: a carteira digital facilita o acesso a serviços e benefícios destinados às pessoas autistas, como programas de assistência social, educação especializada e atendimento médico sem necessidade de levar papel consigo, tudo no APP.

- Informações Personalizadas: ela contém informações detalhadas sobre o usuário, como suas necessidades específicas e preferências. Isso ajuda a equipe de atendimento a entender e atender às necessidades da pessoa com TEA de forma mais eficaz.

- Identificação Rápida: em situações de emergência, a carteira digital permite que profissionais de saúde, socorristas e outros prestadores de serviços identifiquem prontamente a pessoa autista, garantindo um atendimento adequado e sensível às suas necessidades usando apenas o Aplicativo que já tá no bolso do responsável e ou do usuário, quando for o caso.

- Apoio à Comunicação: a carteira digital pode incluir recursos de comunicação alternativa, como símbolos ou pictogramas, para facilitar a comunicação com pessoas não verbais ou com dificuldades de comunicação.

- Atualizações Simplificadas: as informações na carteira digital podem ser facilmente atualizadas conforme as necessidades e preferências da pessoa autista evoluem com anuidade do setor da secretaria municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES