Programa Zero Lixões: Água Branca é a primeira cidade a desativar o lixão

Nesta sexta-feira (7), aconteceu, em Água Branca, a solenidade de fechamento do lixão municipal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (7), aconteceu, em Água Branca, a solenidade de fechamento do lixão municipal, um importante marco ambiental para a cidade, a primeira do Piauí a ter o lixão encerrado. Essa ação significativa faz parte do Programa Zero Lixões, iniciativa promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-PI) em parceria com a Prefeitura de Água Branca.

O evento também foi marcado pela inauguração da Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos do Médio Parnaíba. Essa central representa um avanço significativo na gestão ambiental, proporcionando um destino adequado e sustentável para os resíduos sólidos produzidos na região.

Além disso, durante a solenidade, foi realizado um importante trabalho de peixamento no Açude Sanathyel Vaz. Essa operação consistiu no despejo de 80 mil alevinos, contribuindo para a revitalização e conservação da biodiversidade aquática na área.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, que demonstrou o empenho do governo estadual em promover a sustentabilidade ambiental. O prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro, também esteve presente, mostrando seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade local.

“Com o fechamento do lixão municipal, a inauguração da Central Ecológica de Tratamento de Resíduos Sólidos e o trabalho de peixamento no Açude Sanathyel Vaz, Água Branca dá um passo importante rumo à preservação do meio ambiente e à promoção de uma cidade mais sustentável. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para implementar novas iniciativas e políticas ambientais em nossa cidade. Queremos que Água Branca seja reconhecida como uma referência em gestão ambiental, um exemplo de compromisso e consciência para outras localidades”, afirmou o prefeito.

Outras autoridades importantes compareceram, como o secretário estadual de Transportes, Jonas Moura, que reforçou a importância de uma infraestrutura adequada para o manejo dos resíduos sólidos. O juiz da Vara Única da Comarca de Água Branca, José Eduardo, e a promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, representando o Ministério Público do Piauí, também prestigiaram o evento, destacando a importância da colaboração entre as esferas públicas na busca por soluções ambientais.

Além dessas autoridades, vereadores, secretários municipais e colaboradores da gestão municipal marcaram presença, demonstrando o apoio e engajamento da comunidade local nessas iniciativas ambientais tão relevantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES