Projeto de reuso da água é destaque em conferência de meio ambiente

Projeto de reuso da água é destaque em conferência de meio ambiente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Água Branca realizou a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que este ano teve como tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das águas”. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na Escola Municipal Joaquim Callado. A conferência contou com palestras e apresentações que tiveram como foco o estímulo à preservação dos recursos hídricos.

 

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirma que ação inclui as atividades em prol do ICMS Ecológico. “A preservação do meio ambiente é uma das metas da nossa gestão. Estamos realizando diversas ações nesse sentido, pensando também no ICMS Ecológico, que vai garantir recursos para novos investimentos em preservação ambiental”, afirma o prefeito.

 

Durante o evento, o projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva e dos bebedouros, de autoria da professora Najla Daniela, ficou como destaque. Com o intuito de reaproveitar a água da chuva e a água que seria desperdiçada no bebedouro e estimular nos alunos o senso de economia dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente, a professora Najla Daniela criou um sistema de reuso da água.

 

No caso dos bebedouros, o recurso é levado através de canolas até mini cisternas. A água da chuva, por sua vez, é captada através do escoamento da chuva pelo telhado, que passa pelas calhas e por um sistema de filtragem dos recursos sólidos, sendo também armazenada em cisternas. O recurso é então reutilizado na limpeza das dependências da escola e aguamento do jardim.

 

“Pensei em falar com os alunos sobre a importância da água para nossa sobrevivência, ressaltando a preservação e economia do recurso. Esse trabalho de educação ambiental nas escolas é o momento de despertar e provocar o interesse dos alunos e da comunidade na preservação do meio ambiente, nesse caso, na preservação da água. Somos um país rico em recursos hídricos, mas precisamos educar nossos alunos para economizá-los”, diz Najla.

 

A professora também explica que as minis cisternas são acopladas à estruturas de madeira com rodas, que facilitam a movimentação. “Os alunos vão participar da construção dessa estrutura, para entender como funciona o equipamento e toda a reutilização da água”, conta Najla Daniela.

 

O reaproveitamento da água dos bebedouros deve acontecer durante todo o ano. Já o sistema de captação da água da chuva irá funcionar durante o período chuvoso e água será utilizada nos demais meses do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES