SME de Alegrete participa do Seminário da Base Nacional Curricular

SME de Alegrete participa do Seminário da Base Nacional Curricular

. | Equipe SME
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Profissionais da educação de Alegrete do Piauí participaram nesta quarta-feira (9), do Seminário da Base Nacional Curricular Comum, realizado na Universidade Estadual do Piauí na cidade de Picos, para toda a microrregião.

Os participantes foram selecionados delegados no encontro municipal sobre o BNC e agora prestaram sua colaboração representando segmentos específicos, sendo Anatália Rodrigues com Ciência Humanas; Maria Antônia - Educação Infantil; Leilian Alencar - Linguagens, Maria do Socorro – Matemática; e Alzira Ramos pela Secretaria Municipal de Educação.

A participação da educação de Alegrete demonstra a preocupação dos profissionais em oferecer o melhor ao município e levar para o conteúdo da Base as colaborações segundo as necessidades e a realidade local.

A próxima etapa segue agora com o encontro estadual para debate do BNC.

O QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.

A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.

Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.

A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.

A Base é uma conquista social. Sua construção é crucial para encontrarmos um entendimento nacional em torno do que é importante no processo de desenvolvimento dos estudantes brasileiros da Educação Básica. Entender seu real significado e participar da sua construção é direito e dever de todos.

Ministério da Educação

Confira as fotos!

Fotos: Equipe SME



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES