Conselho Tutelar e Secretarias realizam palestra do projeto “Faça Bonito” sobre o combate à exploração e ao abuso sexual infantil

Conselho Tutelar e Secretarias realizam palestra do projeto “Faça Bonito” sobre o combate à exploração e ao abuso sexual infantil

Psicóloga Aline Rocha em palestra junto aos pais dos alunos da rede municipal e estadual de ensino | Francisco Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizada na tarde hoje (15), na sede do Centro de Referencia da Assistência Social de Alegrete (CRAS), mais uma ação da campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem como dia nacional a próxima segunda-feira, 18 de maio.

As palestras apresentadas junto aos pais dos alunos da rede municipal e estadual de ensino foram organizadas pelo Conselho Tutelar em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, dentro do projeto “Faça Bonito”.

Na oportunidade as conselheiras tutelares de Alegrete apresentaram o caso conhecido como “Caso Araceli”, da menina de 8 anos que no dia 18 de maio de 1973 foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

As conselheiras esclareceram ainda dúvidas dos pais sobre questões relacionadas ao tema, além de falarem sobre as maneiras de denúncias e o total sigilo em suas funções.

Em seguida foi a vez da Psicóloga da Assistência Social, Aline Rocha, que apresentou diversos comportamentos que ajudam a identificar casos de abuso junto às crianças. Ela explicou a diferença entre abuso e exploração sexual; mostrou algumas das consequências físicas e psicológicas decorrentes destes crimes; além de ensinar métodos preventivos aos pais para que tratem as crianças dando-as confiança para “denunciarem” em possível caso.

Para os pais a palestra foi bastante esclarecedora e proveitosa, visto que a conscientização e a mobilização social é que podem erradicar de verdade o problema.

A próxima ação do projeto é uma passeata que está programada para segunda-feira (18), no dia da mobilização nacional da campanha. A caminhada terá origem na sede do Conselho Tutelar em Alegrete, às 16h. Os participantes percorrerão as principais ruas da cidade com o objetivo de chamar atenção da população e conscientiza-la para este crime silencioso que ronda nossas crianças e adolescentes.

PARTICIPE!

Confira as fotos da reunião!

Fotos: Francisco Silva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES