Projeto sugerido pela médica cubana residente em Alegrete previne câncer de colo de útero e de mama

Projeto sugerido pela médica cubana residente em Alegrete previne câncer de colo de útero e de mama

Dra Yudelsi Ramirez em palestra junto as mulheres do município | Fco Silva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Dra Yudelsi Galan Ramirez, do Programa Mais Médicos, residente em Alegrete, implantou através de um trabalho de especialização, um projeto de intervenção para prevenir o câncer de colo de útero e de mama junto as mulheres do município. O Projeto foi aderido pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí.

O desenvolvimento do projeto começa com palestras realizadas as quintas-feiras pela Dra. Yudelsi, com o auxílio da Técnica de Enfermagem Eva Josefa de Lima e dos Agentes Municipais de Saúde, sendo realizadas pela área de abrangência de cada ACS na casa de uma das atendidas. Em média são 30 participantes por rua. Na última quinta, 16, aconteceu a quarta palestra oferecida no setor da ACS Francisca Edileusa.

O projeto se estende ao exame de prevenção Papa Nicolau (25 á 60 anos de idade) realizados as segundas-feiras durante a tarde, atendendo em média de 15 a 20 mulheres por dia, com a Enfermeira Titular da Equipe de Saúde da Família I, Nadjane Bezerra. Já as mamografias são marcadas imediatamente junto ao SUS na medida das solicitações e feitas em Picos.

A previsão de encerramento do projeto é em Junho do presente ano. Para mais informações procurar a Unidade Básica de Saúde Maria Francina de Alencar, ou o Agente Comunitário de Saúde da sua casa.









Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES