Estudantes aguardam ansiosos a decisão sobre anulação ou não do ENEM 2011

Estudantes aguardam ansiosos a decisão sobre anulação ou não do ENEM 2011

Estudantes protestam contra erros e falhas no "novo" Enem do Inep | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem até as 12h46 de amanhã, segunda-feira (31) para se manifestar sobre o pedido de anulação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Esse é o horário em que expira o prazo de 72 horas dado pelo juiz Luis Praxedes Vieira da Silva, titular da 1ª Vara da Justiça Federal no Ceará, onde foi distribuída a ação civil pública ajuizada pelo procurador Oscar da Costa Filho.

O Inep havia pedido um prazo de 10 dias para se manifestar "tendo em vista a complexidade do assunto", o que foi negado pelo juiz federal. "O prazo assinalado correrá minuto a minuto da hora do recebimento da intimação", afirma o juiz.

O Ministério Público Federal do Ceará entrou com ação na Justiça Federal pedindo a anulação total da prova ou a anulação de 14 questões antecipadas pelo Colégio Christus, de Fortaleza.

De acordo com o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, essas são as únicas formas de manter a isonomia do concurso entre todos os candidatos do Brasil.

Na última quinta-feira o Ministério da Educação confirmou que as questões do Enem que vazaram estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em 2010.

No mesmo dia, o ministro da Educação Fernando Haddad disse que o governo tem a convicção de que dois dos 36 cadernos de pré-testes do Enem foram reproduzidos e distribuídos aos alunos pelos professores do colégio.

"Os professores recomendavam aos próprios estudantes a não divulgação desses cadernos, porque as questões ali contidas, provavelmente cairiam na prova", afirma Haddad.

Por conta do problema, o MEC decidiu reaplicar a prova aos 639 alunos do Christus nos dias 28 e 29 de novembro, quando os presidiários e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas também fazem o exame.

Mais uma ação pede a anulação do ENEM 2011

Os argumentos pró-anulação do Enem ganharam força quinta (27), quando a Defensoria Pública da União enviou recomendação ao Inep para que o exame seja cancelado ou que as 14 questões que vazaram sejam anuladas. O órgão tem 10 dias para se manifestar. Caso não acate a recomendação, a defensoria poderá ajuizar uma ação civil pública na Justiça Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES