30 hectares de caju devastados pelo fogo, na Chapada dos Marcos

30 hectares de caju devastados pelo fogo, na Chapada dos Marcos

Imagem ilustrativa | Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um incêndio iniciado na última quarta-feira (08), devastou os 30 hectares de caju da comunidade Chapada dos Marcos, a 12 Km de Amarante. Os indícios, segundo os assentados, apontam que o fogo, que acabou apenas ontem, iniciou em Regeneração, mas não há como precisar se foi criminoso ou não.

Ao perceberem a dimensão do problema, os moradores, na tentativa de inibi-lo, fizeram um contra-fogo. A medida não deu resultados e o incêndio logo devastou toda a área.

?Não tivemos o que fazer a não ser esperar todo o fogo acabar?, afirma o assentado Leonardo Duarte.

Há anos que a produção de cajus na comunidade é pequena. A propriedade, antes conhecida como ?Cajual da Bizinha?, por falta dos cuidados necessários antes da fundação do assentamento, teve comprometida toda a produção. Os assentados, de forma frustrada, fizeram diversas tentativas com orientações técnicas para recuperá-lo.

O período se faz propenso a incêndios em virtude da baixa umidade relativa do ar, que este ano, segundo o Instituto de Meteorologia e Pesquisas Espaciais, tem alcançado índices bem abaixo dos 30%, possibilitando o surgimento de focos de incêndio em todo o estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES