Academia de Letras do Médio Parnaíba promove um dia de homenagens

Academia de Letras do Médio Parnaíba promove um dia de homenagens

Academia de Letras do Médio Parnaíba | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje (16), a partir das 10h15, a Academia de Letras do Médio Parnaíba fez ressurgir, em momentos distintos, memoráveis e honrosas recordações da história de vida dos seus acadêmicos recém-falecidos. A oração panegírica, que é praxe entre os membros, fez-se inesquecível aos presentes no Memorial Odilon Nunes. Na ocasião, foi homenageada a família Ribeiro Gonçalves e o Laboratório Sobral, que este ano completa um centenário de fundação.

A oração, feita pelos acadêmicos, aconteceu em louvor ao Professor Walmir Cruz, ex-prefeito de Angical; desembargador Aloísio Ribeiro, ex-presidente do Tribunal de Justiça; Manoel Soares de Sousa, ex-juiz de direito; e Afrânio Nunes, ex-presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.

A homenagem prestada à família Ribeiro Gonçalves, que estava representada pela desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, recebeu do desembargador Edivaldo Moura e do presidente da academia de Belas Artes de Floriano, Bruno dos Santos, venerações de apreço e consideração formadas ao longo de décadas. Em nome dos entes, a desembargadora mostrou-se honrada e recordou, durante a sua fala, momentos relevantes vividos no seio da família, em Amarante.

?Somente saudades de um tempo de cordialidade, respeito e amor à família brotam na minha alma. Agradeço aos que hoje prestigiam esta história de dedicação e empenho dos meus antepassados em contribuir para a edificação de uma vida em comunidade sobre as virtudes do amor e da solidariedade?, afirmou.

O Laboratório Sobral, fundado em 1911, teve a sua história narrada pelo médico e também membro da Academia de Letras do Médio Parnaíba, Francisco Almeida, durante a homenagem do centenário de sua fundação.

As homenagens completaram-se com um almoço no Hotel Pousada Velho Monge, à beira do rio Parnaíba.

Participaram também da solenidade a professora Euzeni Dantas; os alunos do curso de História, da UESPI; Deusdeth Sousa, ex-deputado estadual; Neto Carvalho, professor universitário e ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade; Neto Sambaíba, presidente da Academia de Letras do Médio Parnaíba; Herculano de Morais, presidente da Academia de Ciências do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras; Francisco Almeida, médico e acadêmico; Dr. Netanias Batista de Moura, juiz de direito de Amarante.

VEJA AS FOTOS DAS HOMENAGENS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES