Administração com transparência

Administração com transparência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Saúde Cidadã apresentado as terças e quintas-feiras das 7:00 às 8:00 da manhã na Rádio Cultura de Amarante que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Amarante é apresentado e produzido pelo Sanitarista José Sávio Lages e tem como objetivo principal, promover a saúde através do domínio público com spots de prevenção de doenças, entrevistas ao vivo e comentários críticos do apresentador e convidados, salientando os fatores determinantes e condicionantes de saúde, além de instigar os usuários do SUS sobre o processo saúde/doença para uma melhor conscientização.

Nesta quinta-feira, 31 de janeiro de 2008, o convidado foi o Secretário Municipal de Saúde Dr. Francisco Câmara que inicialmente tratou do apoio e suporte técnico que a Secretaria vai prestar durante o carnaval e sente-se seguro quanto ao tipo de serviço que será aplicado durante o período.

O mesmo ainda diz que haverá duas equipes que trabalharão em situação de revezamento para não haver desgastes dos profissionais e afirma ainda que a ambulância do município estará à disposição durante todo o período de eventos e que como todos os anos tivemos o apoio da SESAPI, estamos acreditando que teremos novamente uma equipe de apoio partindo do Governo do Estado durante o carnaval.

O Secretário diz que, de fato os programas geridos pela saúde estão em conformidade com o que se espera, lamentando enfaticamente alguns transtornos que impedem, às vezes, a chegada da equipe do PSF ao local de atendimento. É o caso desse período chuvoso que, em virtude de as estradas estarem em más condições, às vezes não se chega ao local pretendido, e isso é preocupante porque sabemos que pessoas carentes deixam de ser atendidas, mas é importante salientar que a situação não depende só de nós.

No ano de 2007(em dezembro) foi feita a reforma da sede da Secretaria de Saúde o que podemos considerar de grande valia para os amarantinos e estamos com projetos para recuperação de alguns postos de saúde e o que acho importante dizer é que estamos empenhados em fazer com que o dia-a-dia de cada amarantino seja melhor. Só para se ter uma idéia, a F1000 da Secretaria que há 16 anos não passava por uma reforma, está em fase de recuperação. Esse carro sairá semi-novo e dará melhores condições ao PSF.

Em termos de medicamento, estamos hoje comprando o dobro do que antes era comprado e as pessoas se organizam em fila para receber medicamentos. Isto nos deixa felizes até mesmo porque não importa se o paciente é da Secretaria ou do Hospital mesmo antes da municipalização.

O serviço de realização de ultrassonografia continuará sendo feito por nós para as pessoas carentes que nos procuram independente de quem sejam.

Ainda lamento que a parte de odontologia não esteja como eu gostaria, mas estou providenciando amanhã (01 de fevereiro de 2008) contatos para aquisição de dois gabinetes portáteis para que os postos que são referências passem a atender melhor as comunidades.

Os medicamentos da Secretária são da Farmácia Básica e esses, nós temos que ter em nosso estoque e que se fosse para fazer entrega aleatória de dos mesmos ficaria difícil pela grande variedade de remédios que hoje existe no Brasil. Percebemos que as pessoas reclamam quando chegam a solicitar alguns remédios que não são da farmácia básica e nós lamentamos muitos porque se trata de pessoas pobres, mas a Secretaria não tem obrigação nenhuma de doar medicação que não seja da farmácia básica. Mesmo assim, aquelas pessoas mais necessitadas ainda nos sentimos na obrigação de ajudá-las e viabilizamos meios para que elas adquiram seu medicamento embora custe caro. Às vezes esses medicamentos são de competência do Estado o que ainda torna mais difícil para a pessoa carente.

Temos uma ambulância do próprio município onde tudo se dá através de agendamentos na Secretaria para atender as necessidades dos mais carentes e a procura pelo serviço é tã



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES