Amarante, 141 anos de emancipação política; um pouco da sua história!

Amarante, 141 anos de emancipação política; um pouco da sua história!

Banda de música Nova Euterpe | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O clarear do dia aconteceu hoje (04) com fogos de artifício e ao som da banda de música Nova Euterpe, que anunciaram a chegada dos 141 anos da emancipação política do município de Amarante, um dos mais ricos berços culturais do Piauí.

A Prefeitura de Amarante proporciona anualmente este momento de grande expressão histórica, que é a execução dos hinos de Amarante, do Piauí e do Brasil remetendo a todos a momentos nostálgicos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE AMARANTE

A Região era habitada pelos índios acoroás, até que, em 1699, chegaram em seu território os primeiros colonizadores, iniciando o povoamento do atual Município.

O desbravamento foi difícil, em virtude da hostilidade dos nativos, ocorrendo conflitos sucessivos, solucionados, em 1751, quando os jesuítas aldearam os acoroás, na localidade denominada São José.

Com a expulsão dos jesuítas e incorporação de seus bens à Coroa, reiniciaram-se as lutas entre colonizadores e índios. Em 1771, O Governador Gonçalo Lourenço Botelho de Castro concedeu paz aos gentios e os localizou Em São Gonçalo, denominação dada em homenagem ao Governador.

Em 1832, foi criada a Vila de São Gonçalo e, em 1861, foi transferida a Sede Municipal e a Paroquial para o Porto de São Gonçalo do Amarante.

Progresso e desenvolvimento comercial, para o que muito contribuiu o rio Parnaíba, como veículo de comunicação, fez com que, em 1871, a Vila fosse elevada à categoria de Cidade, com o topônimo de Amarante.

Fonte: IBGE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES