Amarante dá início às atividades do Pnaic-2014

Amarante dá início às atividades do Pnaic-2014

Retomando as atividades | Pnaic - Amarante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado, 17, a Secretaria Municipal de Educação de Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Paulo Levy Vilarinho, reiniciou os trabalhos do PNAIC-2014 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O Pnaic é um acordo formal assumido entre o governo federal, os Estados e Municípios, onde firma o compromisso em alfabetizar todas as crianças até os 8 anos.

O PNAIC trouxe aos professores formação continuada para auxiliá-los na sua práticas pedagógicas e uma forma organizada de se trabalhar nas turmas do ciclo de alfabetização (1º,2º e 3º) anos.

A formação contemplou em 2013 a área de LINGUAGEM e para 2014 dará ênfase a ALFABETIZAÇÂO MATEMÁTICA com reforço em linguagem. O PNAIC traz além da formação dos professores um riquíssimo acervo de livros paradidáticos, jogos de alfabetização e estratégias organizadas, tudo com o objetivo de honrar com o compromisso firmado que é alfabetizar na idade certa, até os 8 anos.

O programa conta com uma equipe responsável pela formação no município que é composta por Coordenação Local e Orientadoras de Estudo que são: Elizabeth Ribeiro da Costa Santos , Leudiane da Silva Mendes Reis , Rousy Beatriz Mendes Lopes (que são responsáveis por multiplicar a formação feita pela UFPI) para 67 Professores Alfabetizadores da rede municipal de ensino de Amarante e que em 2014 vai ser ampliado para os Diretores das unidades escolares onde há professores formados pelo programa e a equipe de coordenação pedagógica do município visando integrar todos os profissionais que atuam direto ou indiretamente com as turmas do ciclo de alfabetização.

Durante o evento oportunizou-se para apresentar a nova Coordenadora do Programa, Monica Santos Nepomuceno Veloso, que muito empolgada firmou compromisso com o pacto e em ajudar nesse processo de Alfabetizar e na luta contra o analfabetismo em nosso município.

Na oportunidade também foi apresentada a nova equipe de coordenação pedagógica do município que se integra também aos ideais do programa. O secretário municipal de Educação Paulo Levy Vilarinho confirmou parceria e apoio total ao programa, já sabemos que com o compromisso do gestor articulando com a equipe Pnaic com certeza os resultados viram mais rápido. Os professores alfabetizadores louvaram a atitude do gestor.

O gestor municipal atendendo ao convite feito pelo secretário abrilhantou o evento ouviu atentamente a todos e se mostrou motivado a ajudar, para que o programa em sua gestão venha dar certo; em suas palavras ao grupo de professores presentes garantiu que Educação em sua gestão será realmente prioridade além de garantir apoio incondicional a equipe do Pnaic em Amarante e aos professores alfabetizadores a certeza de que jamais estarão sozinhos.

O evento foi contextualizado com o mês das mães onde as professoras alfabetizadoras foram presenteadas com belíssimos brindes que foram sorteados durante o evento (brindes estes patrocinados por alguns parceiros do programa no município).

Todos se sentiram já apoiados com as palavras de incentivo de todos os gestores e encorajados a continuar o trabalho que já vem mostrando melhorias e que em breve mostrará ainda mais resultados positivos que beneficiarão a todas nós amarantinos.

Texto e fotos: Pnaic Amarante

Postagem: Denison Duarte

Fonte: Portal Somos Notícia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES