Amarante na II WINOTEC em Fortaleza (CE)

Amarante na II WINOTEC em Fortaleza (CE)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Amarantino, Jos? Augusto, T?cnico Agr?cola ? Especialista em Irriga??o e Drenagem, participar? do II WINOTEC (II Workshop Internacional de Inova?es Tecnol?gicas na Irriga??o), no per?odo de 10 a 13 de junho 2008, em Fortaleza - CE, onde ser?o apresentados trabalhos inovadores no setor de irriga??o dentre os quais, o manejo de irriga??o via telefone celular.

O INOVAGRI ? Inovando a Agricultura Irrigada, est? apoiando o evento e acredita que ter? o mesmo sucesso de 2007.

O evento contar? com a participa??o de pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de gradua??o e p?s gradua??o, profissionais liberais, representantes de classes, representantes de ?rg?os de fomento e formadores de pol?ticas p?blicas e organiza?es n?o governamentais com interesses sobre o tema.

O QUE H? DE NOVO NA IRRIGA??O?

(Manejo com informa?es via telefone celular)

O Manejo da irriga??o ? um aspecto importante para maximizar os rendimentos e melhorar a efici?ncia da ?gua, mas muitos irrigantes ainda n?o realizam uma metodologia confi?vel. Isto se deve a uma s?rie de raz?es relacionadas ao custo, a facilidade na utiliza??o de equipamentos, bem como aos aspectos sociais. No ?ltimo censo realizado na Austr?lia, apenas 20% dos irrigantes haviam utilizado de alguma forma medidas de determina??o da umidade do solo como dispositivo de monitoramento da irriga??o e a maioria ainda n?o confiam em medidas quantitativas.

O Dr. John Hornbuckle, um dos palestrantes do II WINOTEC (II Workshop Internacional de Inova?es Tecnol?gicas na Irriga??o) pretende apresentar uma pesquisa onde se leva em considera??o que o manejo da irriga??o utilizando a evapotranspira??o de refer?ncia (a partir de esta?es meteorol?gicas), com coeficiente de cultura e que tem existido ao longo dos ?ltimos 30 anos ? cientificamente correto, mas tem sido dif?cil de aplicar na pr?tica. Embora a esta??o meteorol?gica para as determina?es da evapotranspira??o de refer?ncia (ET0) s?o pr?ticas e de f?cil acesso na maioria das regi?es irrigadas, o dif?cil tem sido transmitir a informa??o ao agricultor, bem como definir localmente o coeficiente das culturas (Kc). Geralmente os coeficientes s?o afetados pela gest?o (irriga??o, fertilizantes etc), tipo de solo e de diferen?as de variedade e, muitas vezes, mostram varia??o mesmo dentro das culturas na mesma regi?o causados por esses fatores. Isso se tem revelado uma grande limita??o para a aplica??o de um manejo pr?tico da irriga??o.

Os recentes avan?os em sensoriamento remoto v?m tendo uma ampla contribui??o para se determinar ?ndices que facilitem o manejo da irriga??o. Esses ?ndices, especialmente o Normalised Difference Vegetation Index (NDVI) t?m o potencial de ser utilizado para prestar informa?es de Kc a um local espec?fico. ? um m?todo pr?tico e que pode ser utilizado para se ganhar em escala.

Esta deriva??o do processo de determina??o de Kc ser? descrito na apresenta??o do Dr. Hornbuckle, juntamente com uma descri??o de um servi?o de mensagens curtas (SMS) usados para fornecer essa informa??o atrav?s de uma simples mensagem de texto para o celular do irrigante todos os dias. Os resultados dos testes de campo deste sistema de manejo da irriga??o com dados de determina??o da ETc utilizando imagens via sat?lite e divulga??o das informa?es por meio de SMS comercial em um plantio de Uva no Sudeste da Austr?lia ser?o apresentados no II Workshop Internacional de Inova?es Tecnol?gicas na Irriga??o o I Simp?sio Brasileiro sobre o Uso M?ltiplo da ?gua - II WINOTEC que ser? realizado no periodo de 10 a 13 Junho de 2008 no O?sis Atl?ntico Hotel Resorts, em Fortaleza-CE.

Jos? Augusto S. de Oliveira (Cabe?a)

T?cnico Agr?cola

Especialista em Irriga??o e Drenagem

Membro do INOVAGRI

Filiado a ABID



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES