Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Blogueira fala com emoção sobre o Reisado de Amarante

Blogueira fala com emoção sobre o Reisado de Amarante
Fênix | Fênix
Compartilhe

Confira logo abaixo o relato da sensação vivida por Fênix, responsável pelo blog ?Terceiro Olho? ao participar do Reisado de Amarante em janeiro deste ano. A data de comemoração da festa de Santos Reis é 06 de janeiro. É importante considerar que tal emoção a faz descrever com precisão como se dá a festa. Veja:

O que me deixou entusiasmada com o Reisado de Amarante foi sua simplicidade e originalidade. Ele foi organizado por seu João Carlos para pagar uma promessa feita aos Santos Reis.

E lá estavam uma pequena multidão de gente muito humilde se considerando contemplados com a promessa, seja ela qual for. A festa ocorreu no meio da noite, noite sem lua e sem eletricidade, iluminada pelas chamas de lamparinas e luz de lanternas.



A festa começa com o grupo formado por um violeiro, dois caretas e uma burrinha visitando cada casa do aglomerado. O grupo pede que abra a porta e depois solicita esmola ao dono da casa.

Depois de visitar todas as casas o grupo se apresenta diante do altar eregido em homenagem aos Santos Reis, primeiro entoando cantos quase incompreensíveis para a linguagem de hoje e depois segue um terço. Após este momento começa a festa profana, a qual não fiquei para assistir.

Fiquei encantada também pelo fato de os cantadores serem jovem da comunidade, o que pode contribuir para continuar a cultura.

Link: http://terceiroolho2.blogspot.com/2010/1/reisado-de-cagados-amarante-piaui.html


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar