Programa Brasil Quilombolas chega a Amarante

Programa Brasil Quilombolas chega a Amarante

Luis Neto e Alexandre Reis | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe do governo federal que compõe a Secretaria das Igualdades Raciais esteve em Amarante no último sábado para apresentar o Programa ?Brasil Quilombolas? que visa atender as comunidades quilombolas do Brasil nas ações de saúde, previdência, saneamento básico e desenvolvimento local. Esteve presente, Alexandre Reis - Subsecretário de Políticas Públicas para comunidades tradicionais, trazendo informações de como o município pode acessar os programas de melhorias das comunidades quilombolas.

Para a primeira investida no Piauí foi escolhida a comunidade quilombola de Amarante para tratar das questões de políticas públicas. São na verdade, programas cujos resultados dar-se-ão em longo prazo e que são voltados aos 3.630 quilombos referendados no Brasil através do INCRA e devidamente cadastrados na Fundação Palmares.

O objetivo primordial dos programas é trabalhar políticas públicas de igualdade racial buscando atender as comunidades socialmente mais vulneráveis a partir de articulações com os ministérios e também com a Casa Civil. Outro motivo da visita à Amarante foi a busca pela parceria da atual administração para o apoio ao programa do Governo Federal ?Brasil Quilombolas? para a solidificação do mesmo na lei de consolidação de políticas públicas sociais que a equipe de governo do presidente Lula está elaborando. O presidente, após levantamento de suas ações de governo na área de quilombo, quer apresentar à sociedade o resultado de seu governo e, para isso, faz-se necessário ampliar as ações e, no Piauí, o Quilombo do Mimbó de Amarante será o pioneiro na aplicação dos programas.

O Piauí é extremamente importante com lideranças quilombolas bem articuladas nacionalmente e nós queremos avançar essas articulações, diz Alexandre Reis.

Eu espero que nós, com essa parceria, possamos trazer tais realizações, pois a gente mostra, involuntariamente, certo cansaço e um medo com tantas promessas e poucas ações, pois no âmbito da política sempre foi assim: primeiramente é feita a divulgação para depois tentar fazer a ação, e eu tenho a seguinte concepção: primeiro a gente faz, depois a gente divulga; e o povo de Amarante está cansado de promessas, digo isso para não passarmos a imagem de que somente queríamos tirar proveito. No entanto faz-se necessária a aplicação da ação para a divulgação do que foi feito, afirma Luiz Neto, prefeito municipal.

De antemão Luiz Neto apresentou o quadro de necessidades à equipe de governo no intuito de fazer com que os programas sejam expansíveis às comunidades carentes. Em tudo isso, o que mais queremos é a parceria, mas que seja uma parceria sólida e que possa atender as necessidades de nosso município tanto no Quilombo Mimbó quanto nas regiões carentes do nosso lugar, reforça.

Fez parte da reunião João Carvalho ? Presidente do DNOCS, Professor Solimar ? UFPI (Historiador), Lourdes Rufino ? Assessora do Deputado Osmar Júnior, Francisco Pelé - FUNDAC (Movimento Negro), Luis Silva ? Secretário Municipal de Cultura, Inácio Pinto - Vereador e representantes de associações do município de Amarante.

FOTOS:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES