Casa Odilon Nunes: inaugurado o Cine Clube de Amarante

Casa Odilon Nunes: inaugurado o Cine Clube de Amarante

Cine Clube de Amarante | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi inaugurado ontem, 27, no museu Odilon Nunes o Cine Clube, um espaço equipado com um kit de cinema doado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além de 36 kits implantados no Piauí pelo Ministério da Cultura, através de edital, 04 kits semelhantes foram instalados sob forma de doação pelo IPHAN em todo o estado, sendo a casa de cultura de Amarante contemplada em razão de sua importância histórica para o Piauí.

A abertura e a apresentação do Cine Clube foi feita por Roberto Sabóia, coordenador do programa Mais Cultura do Piauí, com a presença da população amarantina incluindo grandes nomes da cultura de Amarante.

O kit contém um projetor multimídia, uma mesa de som, quatro caixas de som, microfone sem fio, uma filmadora e uma tela. ?O mais importante nos Cine Clubismos são as discussões relativas aos filmes e aos documentários exibidos com personagens e autores?, diz Sabóia.

A estreia do Cine Clube aconteceu às 19h20min, na sala de cinema da Casa Odilon Nunes, com a exibição dos filmes ?Cumbuca de Quilombo? (uma realização da ABD/PI através do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, Ponto de Cultura ABD/Antares e 19° Região IPHAM); e ?O Sonho de Manoel Messias? (gravado por uma equipe de professores e técnicos de Teresina do Ponto de Cultura Audiovisual ABD/ANTARES e Núcleo de Produção Digital do Piauí (NPD-PI) Fotografo José Medeiros)

O filme ?O sonho de Manoel Messias? foi lançado ontem em todo o Brasil e relata a história de um jovem com infância difícil, de superação, de perdão e de um sonho a ser realizado: se tornar cantor de toadas de grandes rodeios e gravar um CD. Um dos pontos positivos é que o Cine Clube de Amarante irá exibir filmes nacionais simultaneamente em todo o Brasil no dia do lançamento em mais de 1000 Cine Clubismos.

A entrada no Cine Clube de Amarante para assistir aos filmes será gratuita. Outro ponto importante é a realização de pedidos de filmes direto com a Programadora Brasil (do governo federal), através da internet para o Cine Clube. O programa disponibiliza um enorme acervo de filmes novos e antigos já catalogados, tudo gratuitamente. Depois de recebidos, os filmes farão parte do acervo do Cine Clube do município.

Todos nós fomos agraciados com este projeto que enriquecerá ainda mais a nossa cultura. Se nesse aspecto, somos ricos, esta conquista somente irá somar conhecimentos. É também uma forma de fazer socialização através do cinema, disse Danilo Costa, técnico cinematográfico e ator.

CINE CLUBE DE AMARANTE

{albCodigo=3489}



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES